Governador Rafael Fonteles destaca a Agricultura Familiar como alternativa para superar a pobreza
22/11/2024 09h46Fonte Governo do PiauÃ
Imagem: Francisco GilásioDe acordo com o gestor, pelo menos 10% das famílias de agricultores que viviam em pobreza elevada, deixaram a condição no primeiro ano de gestão.
Foi aberta oficialmente na noite dessa quinta-feira (21), a Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, que acontece no Parque Poticabana. Presente na solenidade de abertura, o governador Rafael Fonteles destacou que os investimentos feitos pelo Governo do Estado no setor, possibilitaram a saída de milhares de famílias do campo da situação de extrema pobreza, no primeiro ano de gestão.
"Nós temos cerca de 60 mil famílias ainda vivendo numa situação de pobreza elevada. Pelo menos 10%, em um ano de governo, superaram esse limite. Significa dizer que se nós continuarmos com a mesma pegada, muito em breve teremos todos aqueles que vivem no campo numa situação pelo menos razoável, no que diz respeito à renda per capita das suas famílias" pontuou.
Rafael citou também números divulgados pelo IBGE que colocam o Piauí como o estado mais rural do Brasil. O levantamento do instituto aponta que 30 por cento da população piauiense vive no campo. O governador destacou que é possível conciliar as políticas voltadas para a agricultura familiar e para o agronegócio.
A feira conta com comercialização de alimentos da agricultura familiar, artesanato e produtos variados, além de programação com espaços de diálogos e trocas de saberes, além de atrações culturais. O evento reúne mais de 140 agricultores de todo o Piauí.
"Muita coisa orgânica feita por esses agricultores que estão fornecendo produtos não só para o governo, mas para empresas privadas, para supermercados, vendem também nas feiras locais e a gente traz aqui para a Teresina, para que a população conheça essa riqueza e diversidade da agricultura familiar" declarou Rejane Tavares, secretária da Agricultura Familiar.
Ambrosina Maria, tá expondo derivados da mandioca, doce de bana, mamão e outros frutos produzidos no Assentamento PPA, Riacho do Mato, em Jerumenha. O intercâmbio com outras comunidades, pra ela, é um dos fatores mais positivos do evento. "A importância desta feira é a comunicação que nós temos com outras pessoas de outras comunidades, com o público. Apresentar o nosso produto que nós produzimos dentro da nossa comunidade" disse a assentada.
Durante a solenidade houve a concessão de homenagens a pessoa e instituições que colaboram com o desenvolvimento da agricultura familiar. Foram assinados termos de cooperação técnica voltados a transferencia de tecnologias e capacitações. A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí, segue até sábado, iniciando sempre às 17:00 hs.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), Antonio José, ressaltou a importância do evento como forma de visibilidade para os agricultores. "Um momento como esse é importante. Mostrar que a agricultura familiar, com a sua potencialidade, produz alimento saudável para a mesa da sociedade" considerou.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews