Governo apresenta atualização do Plano de Combate à Desertificação e Mitigação da Seca no Piauí

03/09/2024 09h41


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoO Piauí está trabalhando na atualização do programa para uma melhor adequação às comunidades locais das ações de combate.(Imagem:Divulgação)O Piauí está trabalhando na atualização do programa para uma melhor adequação às comunidades locais das ações de combate.

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), realizou, nesse fim de semana, uma audiência pública para apresentar a atualização do Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação da Seca. O evento contou com a participação da diretora de Planejamento Estratégico e Participativo da Secretaria do Planejamento (Seplan), Bruna Iwata, e de representantes de diversos setores da sociedade, incluindo conselhos, sindicatos, secretarias municipais, ONGs e instituições financeiras.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o diagnóstico preliminar, a metodologia e os resultados iniciais do estudo em andamento. Grupos de trabalho foram formados para discutir e propor ações estratégicas para o plano, com o objetivo de minimizar os riscos da desertificação no estado.

A Política Estadual de Combate à Desertificação e para fins de Recuperação de Áreas Degradadas no Estado do Piauí foi instituída pela lei n° 8095, de 13 de julho de 2023, e tem como principal objetivo combater a degradação do solo nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas. O Piauí está trabalhando na atualização do programa para uma melhor adequação às comunidades locais das ações de combate. Portanto, a participação dos envolvidos no encontro foi crucial para escutar as necessidades e, assim, planejar as ações com base nessas demandas.

A diretora de Planejamento Estratégico e Participativo da Seplan e membro da equipe técnica responsável pela atualização do plano, destacou a importância da participação da comunidade nesse processo. “A colaboração de diversos atores sociais é fundamental para identificarmos os pontos mais críticos e construirmos soluções eficazes para combater a desertificação no Piauí”, afirmou Bruna Iwata.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook