Governo do Piauà deve decretar estado de emergência por conta da gripe aviária
24/07/2023 15h40Fonte Ministério da Agricultura e Pecuária
Imagem: PixabayGoverno do Piauí deve decretar estado de emergência por conta da gripe aviária.
O Governo do Piauí deve decretar estado de emergência zoosanitária em virtude dos casos de gripe aviária no Brasil. Até o momento, declararam emergência os estados do Mato Grosso do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Espírito Santo e Bahia.
Segundo o secretário de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, a recomendação foi expedida pelo Ministério da Agricultura. O Piauí, embora não tenha casos oficiais da doença, deve seguir a recomendação como forma preventiva.
“Estamos acompanhando essa situação aqui no Piauí. Vamos solicitar ao governador para que faça esse decreto de estado de emergência zoosanitária para que a gente possa receber recursos, dar celeridade a todos esses processos caso aconteça aqui no Piauí”, disse.
O decreto de emergência permite que o estado possa fazer contratações sem a necessidade de licitação. O documento deve ser assinado nesta semana.
O decreto de emergência permite que o estado possa fazer contratações sem a necessidade de licitação. O documento deve ser assinado nesta semana.
“Nós temos feito todo um trabalho de forma preventiva, com as ações voltadas à possibilidade de foco, que é no litoral, mas todo o cuidado nas demais regiões. O que há em termos de orientação do ministério da agricultura, estamos acompanhando”, disse.
O que é a gripe aviária?
A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves domésticas e silvestres e, ocasionalmente, mamíferos como ratos, gatos, cães, cavalos, suínos, bem como o homem.
A influenza aviária é uma doença de distribuição mundial, com ciclos pandêmicos ao longo dos anos, e com graves consequências ao comércio internacional de produtos avícolas. No dia 15 de maio de 2023, foi detectada pela primeira vez em território nacional, diagnosticada em aves silvestres.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook