Governo e ICM-Bio finalizam transferência da Serra Vermelha para a União

09/07/2011 11h06


Fonte CCOM PI

Imagem: Regis FalcãoClique para ampliarReunião do governador com membros do ICM-Bio(Imagem:Regis Falcão)Reunião do governador com membros do ICM-Bio

O governador Wilson Martins recebeu, na manhã desta sexta-feira (08), uma comissão do Instituto Chico Mendes Biodiversidade (ICM-Bio) para tratar sobre a finalização do processo de transferência da área do Parque Serra das Confusões, no Sul do Estado, à União. Nesta quinta-feira (07), a equipe fez um sobrevoo à área do parque. O ICM-Bio garantiu interesse do Governo Federal em concretizar a transferência o mais rápido possível.

“Estamos finalizando as formalidades burocráticas, avaliando a documentação dos imóveis do Estado (duas grandes fazendas que compõem a área do parque) para oficialização da transferência e pagamento de uma indenização justa, de acordo com preço de mercado”, explicou Waldemar Pires Dantas, coordenador de regularização fundiária do ICM-Bio.

Segundo o técnico do ICM-Bio, durante o sobrevoo foi possível constatar que a área está intacta. “Não possui ocupações. É uma área livre”, comentou Waldemar Pires Dantas. Ao todo, serão incorporados ao patrimônio da União os 275 mil hectares que compõem o parque.

A partir disso, serão implantados mecanismos que permitam a visitação pública do local, como instalação de trilhas e construção de centros de acolhimento a visitantes. Hoje, o parque não é aberto à visitação.

O governador Wilson Martins declarou que, além do interesse de que a transferência seja formalizada, há a necessidade de que esse processo se dê de forma transparente.