Governo fechou oito farmácias populares no PiauÃ
26/01/2012 14h40Fonte Acesse PiauÃ
Em março de 2005 foi aberta a primeira Farmácia Popular no Piauí. O programa foi criado, durante o governo do ex-presidente Lula, com o objetivo de facilitar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais.
Até o ano passado nove farmácias do mesmo modelo foram abertas no estado. Cinco delas em Teresina, nos bairros Dirceu Arcoverde, Parque Piauí, Mocambinho, Piçarreira e Centro. As cidades de Parnaíba, Piripiri, Bom Jesus e Floriano também receberam instalação da mesma.
Hoje, das nove farmácias populares existentes no Piauí, oito já foram fechadas pelo governo do estado. Apenas a de Bom Jesus do Gurguéia continua funcionando. O processo de desmonte iniciou no ano passado e prossegue pelo estado.
A farmácia popular de Floriano chegou a ser inaugurada no dia 10 de setembro de 2011, com direito a todas as honras e mídias, mas não abriu suas portas à população.
A Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Secretaria Estadual de Saúde, Natália Aires, disse, em maio do ano passado, que as farmácias foram fechadas para reforma dos prédios e reestruturação dos espaços físicos, mas que a população continuaria sendo atendida na farmácia que funciona da Rua 24 de Janeiro, próximo a Pça da Liberdade, centro de Teresina. Porém até esta também foi fechada e a reforma não foi concluída.
Os funcionários destas farmácias foram demitidos. Apenas um vigilante e um funcionário continuam trabalhando, informando que a farmácia está fechada.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, Osvaldo Bonfim, lamenta o fechamento das farmácias e classificou como inaceitável a atitude do governador Wilson Martins e da secretária Lílian Martins.
"O Conselho defende a abertura imediata destas farmácias porque é a forma de garantir medicamentos a baixo custo a quem mais precisa" diz Bonfim.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews