Grupo acampa em praça para impedir derrubada de quase 200 árvores no PI
06/10/2015 14h07Fonte G1 PI
Alguns moradores do bairro Parque Piauí, na Zona Sul de Teresina, estão acampados há mais de 72 horas em uma praça para impedir a derrubada de 177 árvores do local. A prefeitura pretende construir um terminal de passageiros no espaço onde fica a praça e para isso terá que fazer a derrubada das árvores.Desde o domingo (4) os manifestantes montaram barracas e armaram redes no local e prometem resistir à construção do terminal. Os tapumes colocados na obra foram derrubados pelos moradores para terem acesso ao local. As árvores a serem derrubadas estão todas marcadas por números.
Imagem: Reprodução/TV ClubeManifestantes levaram redes e barracas e estão há mais de 72 horas no local.
De acordo com a professora Luciene Rego, 37 anos, moradora do bairro, a destruição da flora do local trará prejuízos e causará danos para a comunidade. Ela conta que uma representação formulada pelos moradores do bairro será encaminhada ao Ministério Público cobrando medidas contra a intenção da prefeitura.
"Algumas pessoas estão dormindo na praça e os moradores vão resistir até o fim. A prefeitura diz que vai plantar árvores em outro lugar, mas essas da praça têm mais de 30 anos e possuem uma importância histórica e sentimental para os moradores", falou a professora que cresceu próximo a praça.
Na manhã desta terça-feira (6), funcionários da prefeitura recolocaram os tapumes que foram retirados pelos moradores e o trabalho foi acompanhado pela Polícia Militar. A praça das Ações Comunitárias é uma das mais tradicionais do bairro Parque Piauí.
Imagem: Reprodução/TV ClubeÁrvores a serem derrubadas estão todas numeradas.
A Prefeitura de Teresina voltou a informar que todas as árvores retiradas do Parque Piauí serão replantadas em outro lugar e que a construção do terminal de integração levou em consideração a distância entre os bairros vizinhos.
Matheus Mendes, engenheiro florestal alerta para o dano ambiental que irá ocorrer com a derrubada das árvores e afirma que o replantio não resolverá o problema. ?São espécies de médio e grande porte que serão retiradas. Isso contribui para o aumento na poluição do ar, da poluição sonora e o microclima será afetado. Não há como fazer a compensação, é impossível realocar a biodiversidade?, falou.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook