Hospitais do Piauí serão orientados a evitar desaparecimento de crianças

25/05/2015 13h17


Fonte G1 PI

O dia 25 de maio é o dia internacional das crianças desaparecidas. No Piauí, 36 crianças foram dadas como desaparecidas apenas em 2015. Para ajudar a reverter esse quadro, o Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI) vai percorrer hospitais de Teresina levando conscientização a profissionais e pacientes.

A iniciativa está sendo realizada pelos CRMs de todo o país e o tema da ação é "Vamos Resgatar Nossas Crianças". A visita inicial será no Hospital Infantil Lucídio Portela e em seguida as equipes irão visitar outras unidades, entre elas a maternidade Dona Evangelina Rosa, na Zona Sul da capital.

Imagem: G1 PIClique para ampliarEmmanuel Fontes, presidente do CRM-PI.(Imagem:G1 PI)Emmanuel Fontes, presidente do CRM-PI.

De acordo com o presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, o trabalho de identificação das crianças é importante, mas as medidas de prevenção são fundamentais. Ele destaca que quanto mais tempo a criança passa desaparecida, menores são as chances dela ser encontrada e por isso o papel dos profissionais nas unidades de saúde é importante.

"Os profissionais de saúde devem detectar a criança que não está ali pela sua vontade, que está em um ambiente hostil a ela. Isso ele consegue captar e outra coisa é ele colocar os pais para fazer uma carteira de identidade para a criança, pois isso é muito importante",
afirmou.

De acordo com Mirian Dias, conselheira do CRM-PI, é preciso ter atenção com o desaparecimento de crianças dentro das maternidades.

"A gente não pode esquecer que existe desaparecimento de crianças dentro das próprias maternidades, então precisamos fazer esse alerta para a sociedade, para médicos e todo o pessoal que trabalha nessas unidades",
disse.

Segundo ela, todos os profissionais da saúde tem sua parcela de responsabilidade com as crianças. "É sempre bem-vinda esse tipo de campanha justamente para nós levantarmos esse debate e fazer com que as pessoas tornem essa preocupação maior", finalizou.