Hospital Infantil realiza mais uma cirurgia inédita
20/10/2016 13h35Fonte Sesapi
Depois de uma série de ações de reestruturação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, o Hospital Infantil Lucídio Portela passou a realizar mais uma cirurgia inédita, desta vez a microcirurgia de Tu intracraniano com biópsia estereotáxica no cérebro de uma criança de 12 anos de idade.A cirurgia, realizada pelo Dr. José Alencar, usou tecnologia de precisão por via minimamente invasiva, como explica o médico. “Usando material próprio do serviço de neurocirurgia, foi feito uma biópsia cerebral somente sob sedação assistida. Para este procedimento foi realizado a colocação dos aparelhos, por fixação craniana, na cabeça da criança e realizado uma tomografia para aquisição de imagens próprias para determinar o alvo a ser atingido”.
Para a definição das imagens, foi usado durante o procedimento um software próprio para planejamento cirúrgico, permitindo a cirurgia através de uma mínima abertura no crânio e uma agulha.
Desde o início de 2015, o Hospital infantil Lucídio Portela deu um salto de qualidade de gestão, o que propiciou a oferta de serviços como os de otorrinoralingologia e a retomada do atendimento ortopédico para realizar o tratamento do pé torto em parceria com o Hospital Getúlio Vargas (HGV).
O pioneirismo do Hospital Infantil já havia levado a ser realizada, pela primeira vez no Estado, a microcirurgia de varicocele pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento foi realizado em novembro do ano passado, em uma criança de 13 anos de idade.
Para o diretor-geral do hospital, Vinícius Nascimento, o aumento da produtividade deve-se a uma ampla organização que está sendo realizada na instituição acompanhando as determinações do Governo do Estado que prioriza a saúde. “Organizamos o faturamento e os contratos, melhoramos as condições de atendimento com a contratação de mais dois cirurgiões, propiciamos a otimização do centro cirúrgico, fizemos melhorias na estruturação do hospital, e reestruturamos o fluxo de atendimentos, internações e cirurgias”, disse.
A melhoria tecnológica e formação de pessoal são algumas estratégias adotadas pela Secretaria para intensificar os procedimentos, como ocorre no Hospital Infantil. “A capacitação do corpo técnico e aquisição de equipamentos nos possibilita realizar mais procedimentos, inclusive aos sábados e domingos. Contando ainda com o apoio e comprometimento de toda a nossa equipe”, explica Vinicius Nascimento.