Ibama apreende 13 mil metros de rede de pesca no rio ParnaÃba; piracema encerra em março
10/02/2023 14h26Fonte G1 PI
Os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) apreenderam, ao todo, mais de 13 mil metros de redes de pesca na bacia do Rio Parnaíba. A pesca está proibida por conta do período da piracema, de reprodução dos peixes, que vai de novembro a março na região.
As redes foram apreendidas em duas operações, executadas em dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente, policiais do Batalhão Ambiental e do Corpo de Bombeiros.
Os fiscais ambientais percorreram mais de 1 mil km no Rio Parnaíba, entre as cidades de Santa Filomena, no sul do estado, até Joaquim Pires, no Norte.
Linha Verde do IBAMA: denuncie crimes ambientais - 0800 061 8080
No ato da fiscalização, uma pessoa foi autuada e a multa ambiental no valor de R$ 1.080.
Piracema
Piracema significa “a subida dos peixes”. É um período em que os cardumes nadam contra a correnteza, para realizar a desova. Em 1967 foi criado o Código de Pesca, entre as medidas, uma das mais importantes foi a determinação de um período de defeso para proteger os peixes nativos nesse momento de vulnerabilidade.
Segundo o Ibama, a pesca durante o período de reprodução dos peixes prejudica todo o ciclo de reprodução, e consequentemente, a produção anual e o desenvolvimento das espécies. As redes prejudicam a movimentação dos peixes, porque precisam subir o leito do rio para o completar o ciclo da reprodução.
“Mesmo com todo o trabalho da Educação Ambiental realizado de forma preventiva, pessoas insistem na pesca irregular no período da piracema. 13 mil metros de rede ilegal é um número significativo, mas a ação de recolher esse material possibilita a continuada do ciclo dos peixes", comentou o superintendente Substituto do Ibama no Piauí, Rômulo Pedrosa.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews