Ibama do Piauà aguarda perÃcia de pacotes encontrados no litoral
31/10/2018 07h30Fonte CidadeVerde.com
Imagem: Instituto Tartarugas do DeltaClique para ampliar
Novos pacotes de origem desconhecida foram encontrados no litoral piauiense, aumentando para 42 pacotes.
O chefe da divisão técnico-ambiental do Ibama no Piauí, Rômulo Pedrosa, informou que a unidade aguarda o resultado das analises feitas pelo Ibama e a Polícia Federal em Alagoas.
Pedrosa explicou que o Piauí aguardará essa analise porque os primeiros pacotes surgiram em Alagoas e já existe uma investigação sobre o caso.
No Piauí, os pacotes foram encontrados espalhados pelas praias de Atalaia, Peito de Moça e Pedra do Sal.
Pedrosa pede que as pessoas ao localizarem alguns pacote, objeto e material estranho entre em contato com os órgãos competentes para fazer a remoção.
"A gente trabalha com o princípio da precaução. Pedimos que as pessoas não toquem, não removam do local. Acionem os órgãos competentes. O resíduo descartado não foi descoberto. Se identificado a autoria (desse despejo), se for por omissão, poderá pagar multa de R$ 50 milhões. A detenção é de seis anos. O material está sendo recolhido e guardado", disse o diretor em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta terça-feira (30).
Ele alerta que como a origem do material é desconhecida, o produto poderá apresentar algum risco aos humanos, bem como a fauna e a flora. Por isso, é preciso o correto manuseio.
As primeiras informações são a de que o produto seria uma borracha natural, utilizada na fabricação de pneus, mas é preciso aguardar o resultado final da investigação.
O material encontrado no litoral piauiense está na sede do Ibama em Parnaíba e será transferido para a Coordenação Geral do órgão, em Teresina, para o correto descarte após identificação.
A Capitania dos Portos em Parnaíba informou que até o momento não há informações sobre naufrágio.
O Instituto Delta Tartarugas do Delta divulgou o número (86) 99968 0197 para orientação e recolhimento do mateiral.