Idoso é encontrado morto em riacho na cidade de José de Freitas; 4º afogamento em duas semanas

26/04/2025 20h28


Fonte G1 PI

Um idoso chamado José Mendes dos Santos, de 76 anos, foi encontrado morto em um riacho na manhã desta sábado (26), nas proximidades da Localidade Carcará, na zona rural de José de Freitas, a cerca de 40 km de Teresina. A vítima fazia um trajeto arriscado para voltar para casa. Essa é a quarta morte por afogamento na cidade em duas semanas.

Conforme o 16º Batalhão da Polícia Militar (16º BPM), José saiu de um mercadinho após fazer compras na sexta-feira (25) e não foi mais visto. Moradores da região relataram que José precisava fazer um trajeto arriscado para voltar pra casa, tendo que passar por áreas alagadas e pelo Riacho da Samba, localizado entre José de Freitas e a cidade de Cabeceiras do Piauí.

Com o desaparecimento, conhecidos do idoso resolveram iniciar buscas por ele no riacho. José Mendes foi encontrado morto nas águas preso às folhagens.

O Departamento de Polícia Científica (Depoc) e o Instituto de Medicina Legal (IML) foram acionados para o local.
Imagem: PM-PIIdoso é encontrado morto em riacho na cidade de José de Freitas.(Imagem:PM-PI)Idoso é encontrado morto em riacho na cidade de José de Freitas.

Outros três afogamentos foram registrados em José de Freitas

Homem morreu após cair de jet ski:

Felipe Leonardo de Almeida, de 36 anos, morreu afogado, no dia 12 de abril, na Barragem do Bezerro, em José de Freitas.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI), Felipe caiu na água enquanto andava de jet ski sem colete salva-vidas. O 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) afirmou que ele estava testando a moto aquática quando caiu.

Um policial do 16º BPM, ao lado de outros mergulhadores, entraram na água, encontraram o corpo da vítima e o levaram até às margens da barragem.

Homem morreu afogado em açude:

Um homem, que não teve a identidade divulgada, morreu ao se afogar no açude de uma fazenda situada no bairro Santo Antônio, na Zona Rural de José de Freitas, a cerca de 40 km de Teresina. O caso ocorreu no dia 19 de abril.

A informação foi confirmada ao g1 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) e pelo Instituto de Medicina Legal (IML).

Segundo o CBMEPI, o homem desapareceu nas águas por volta das 15h e estava no local com familiares, que auxiliaram nas buscas. O corpo foi localizado durante a noite de sexta.

Homem morreu afogado em riacho:

Joaquim Cardoso dos Santos Neto, de 55 anos, morreu afogado na localidade Olho d’Água dos Eneias, Zona Rural de José de Freitas, a cerca de 50 km de Teresina. Segundo a Polícia Militar (PM), o amigo da vítima informou que ele tentava atravessar o Riacho da Bacia quando o acidente aconteceu.

Conforme o sargento Mourão, do 16º Batalhão da Polícia Militar (16º BPM), Joaquim estava na companhia de um amigo, na beira do riacho, em um momento de lazer e consumia bebida alcoólica.

Como evitar afogamentos

Para prevenir afogamentos, o g1 separou os principais cuidados a serem adotados. Confira abaixo:

  • Evite pular de cabeça devido à possibilidade de pedras ou bancos de areia encobertos pela água;
  • Não consuma bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes de nadar;
  • Priorize áreas delimitadas para banho;
  • Verifique se o local é de difícil acesso ou não;
  • Sempre entre na água acompanhado de uma pessoa que sabe nadar;
  • Lembre-se de que a profundidade pode variar com o tempo, mesmo em locais frequentados anteriormente;
  • Se perceber a água na altura do umbigo, retorne para áreas mais rasas;
  • Para crianças, opte por coletes de espuma ajustáveis ao corpo em vez de boias infláveis, que podem estourar;
  • Mantenha crianças à distância de um braço de um adulto durante o banho;
  • Se ficar em casa, cerque piscinas com grades de pelo menos 1,5 m de altura e use lonas protetoras para evitar acidentes com crianças e animais;
  • Evite deixar baldes e bacias com água acessíveis a bebês.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: afogado, corpo, homem