IFPI ofertará cursos de qualificação para 150 mulheres inscritas no CadÚnico

28/04/2024 10h53


Fonte Cidade Verde

Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comIFPI ofertará cursos de qualificação para 150 mulheres inscritas no CadÚnico(Imagem:Renato Andrade/Cidadeverde.com)IFPI ofertará cursos de qualificação para 150 mulheres inscritas no CadÚnico

O Instituto Federal do Piauí assinou mais uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Associação de Mães da Santa Maria da Codipi III na sexta-feira (26) no Centro Social do bairro Santa Maria da Codipi em Teresina.

O projeto “Empreendedorismo Solidário” ofertará cursos gratuitos de qualificação como confeitaria, salgadeira, panificação, dentre outros, para 150 mulheres da região.

A presidente da Associação de Mães da Santa Maria da Codipi III, Antonia Santos, falou sobre a realização de um sonho. “Este é um momento da concretização de um grande sonho. São mais de 15 anos de luta nesta comunidade. Estes cursos vão permitir que tenhamos um emprego, possamos sair do Bolsa Família, possam empreender, montar o nosso primeiro empreendimento e nos tornarmos empresárias”, disse.

De acordo com o reitor do IFPI, Paulo Borges da Cunha, projeto capacitará as mulheres inscritas e proporcionará o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, conhecimentos práticos e ferramentas necessárias para criar e desenvolver negócios de impacto social.

O projeto integrará o Programa Empreender Sustentável, parceria entre o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) que oferta cursos gratuitos de qualificação para pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O foco principal do Programa está nas famílias beneficiárias do Bolsa Família.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou a importância do programa em garantir qualificação e oportunidade para que as inscritas no projeto possam empreender e criar os seus próprios negócios. “Queremos garantir que vocês que recebem bolsa família tenham esta oportunidade de empreender, desenvolver seus próprios negócios. A gente quer não só tirar da fome, a gente quer dar a mãos às pessoas. Então, quero agradecer a antônia e ao IFPI por esta parceria tão grandiosa”, disse.

Atualmente, estão em execução, dois projetos através do Programa Empreender Sustentável, Cresça e Avança; e Empreenda Social com a oferta de cursos de Salgadeiro e Confeiteiro, em União-PI, e de Soldador e Armador de Ferragens, em Teresina-PI. Em São João do Piauí, haverá turmas para os cursos de Apicultor, Ovinocultor, Piscicultor e Fruticultor.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews