Imepi inicia Operação Páscoa e vistoria estabelecimentos no Piauí

04/03/2016 07h26


Fonte G1 PI

Imagem: Fausto Daniel/ G1Clique para ampliarConsumidores buscam alternativas para presentear na Páscoa.(Imagem:Fausto Daniel/ G1)Consumidores buscam alternativas para presentear na Páscoa.

O comércio de chocolates, ovos de páscoa, peixeis e produtos comuns durante a Semana Santa acaba tendo um volume de vendas bastante elevado. Por isso, locais que comercializam esses tipos de produtos passarão a ser fiscalizados a partir desta quinta-feira (3), pelo o Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi).

A Operação Páscoa, realizada em todo o estado tem como principal objetivo coibir a venda irregular de ovos de chocolate. Segundo o órgão, apenas os produtos certificados pelo Inmetro, com identificação do órgão, devem ser comercializados. A operação se estende até o dia 21 de março.

Além de ovos de chocolate, a operação ainda fiscaliza alimentos típicos da Semana Santa, como macarrão, massas alimentícias, sardinhas, peixes, alimentos drenados (azeitona, milho, ervilha), creme de leite, entre outros. Os produtos passarão por avaliações e caso não estejam dentro da normalidade ou das tolerâncias exigidas pelo Inmetro, o Imepi vai emitir laudo e auto de infração, e a empresa que não estiver dentro das normas será punido com multa.

O Imepi pede ainda que, se os consumidores identificarem que produtos não tenham o selo do Imetro, entrem em contato com a Ouvidoria do Imepi e denunciem o local que está fora das normas. O telefone para contato com o órgão é 0800 281 1411.