Importunação sexual no Carnaval: o que fazer e como denunciar?
10/02/2025 09h57Fonte ClubeNews
Imagem: Madalena Rodrigues/Agência Brasil
Carnaval: não é não
![Carnaval: não é não(Imagem:Madalena Rodrigues/Agência Brasil)](https://www.florianonews.com/images/847eb2b8f6010dde31a7dd49ea7f4d00.jpg)
O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano, marcada por alegria, música e muita diversão. No entanto, também é um período em que casos de importunação sexual aumentam significativamente.
Para coibir esse problema, a Superintendência de Cidadania e Defesa Social da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) reforça a importância da denúncia e das medidas de acolhimento para vítimas.
Segundo a superintendente coronel Elizete Lima, importunação é “qualquer ato que ultrapasse a barreira do não” e que cause constrangimento à vítima. Ela destaca que o crime pode resultar em pena de até cinco anos.
Durante o período carnavalesco, a SSP-PI vai intensificar as ações educativas e de acolhimento às vítimas. Conforme a superintendente, iniciativas como palestras em escolas e campanhas informativas são fundamentais para conscientizar homens e mulheres.
Além disso, estruturas específicas estão sendo montadas para acolher vítimas de importunação sexual. “Em Parnaíba e em Luís Correia, nós teremos uma tenda de acolhimento com psicóloga, com assistente social, voltada para o público feminino. Temos uma estrutura específica para acolher essas mulheres, porque muitas de nós não se sentem à vontade de ir a um distrito sabendo que lá só tem homens ou apenas profissionais da segurança pública, como polícia militar ou da polícia civil”, explica.
A denúncia é uma ferramenta essencial para combater esse crime e garantir a punição dos agressores. Qualquer pessoa que presenciar uma situação de importunação pode ajudar registrando provas.
“As provas podem ser quaisquer delas que possam comprovar essa importunação. Você que está próximo a uma mulher que está sendo vítima de importunação, você pode usar o seu celular, pode gravar. Podemos usar as câmeras de monitoramento de locais públicos ou privados. Tudo isso serve como prova”, informou a coronel.
Para denunciar casos de importunação sexual, há diversos canais disponíveis. O telefone 180 é um número nacional que informa sobre delegacias próximas e orienta sobre as medidas cabíveis. No Piauí, o serviço “Ei, Mermã, Não se Cale!” pode ser acionado pelo número 0800-000-1673. Além disso, o 190 está disponível para chamadas de emergência.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui