Incêndio avança e bombeiros trabalham para evitar que fogo atinja Parques das Serras das Confusões

08/09/2021 20h04


Fonte G1

 
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO Parque Nacional da Serra das Confusões é a maior área de preservação de caatinga no Brasil, com 802 mil hectares. Criado em 1998, o parque abrange terras de sete municípios: Jure(Imagem:Reprodução)

O incêndio de grandes proporções na zona rural de São Raimundo Nonato, Sul do Piauí, avançou na tarde desta quarta-feira (8). O Corpo de Bombeiros e brigadistas estão trabalhando no turno da noite para evitar que o fogo atinja os Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões.

Segundo o tenente Lucas Xavier, do Corpo de Bombeiros, máquinas cedidas pela Prefeitura de São Raimundo Nonato abriram aceiros, que são cortes na mata para impedir que o fogo se alastre. O incêndio começou ainda na terça-feira (7).

"O fogo avançou por volta das 15h desta quarta-feira, por conta da alta temperatura e mata seca. Os focos do incêndio estão em uma área intermediária, onde a mata dificulta o nosso acesso e os ventos estão na direção contrária. Estamos posicionando as equipes na linha fria para combater o fogo no turno da noite", explicou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação mais grave está nas proximidades do Parque da Serra das Confusões. Equipes de Floriano e Teresina serão deslocadas para ajudar no combate ao incêndio na região.

O Parque Nacional da Serra das Confusões é a maior área de preservação de caatinga no Brasil, com 802 mil hectares. Criado em 1998, o parque abrange terras de sete municípios: Jurema, Tamburil do Piaui, Canto do Buriti, Alvorada do Gurgueia, Cristino Castro, Bom Jesus e Guaribas.

"Estamos trabalhando em duas frentes, justamente para preservar os dois parques. Cerca de 30 homens, entre bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes [ICMBio] e técnicos da prefeitura estão atuando nesse combate", reforçou o tenente Xavier.

Segundo Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nessa terça-feira (7) foi registrado 340 focos de incêndio no Piauí, o maior número de focos em 2021.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: fogo, corpo, focos