INSS já concedeu mais de 390 benefÃcios por incapacidade devido a Covid no PiauÃ
21/04/2021 15h08Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Roberta Aline
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já concedeu 397 benefícios por incapacidade temporária decorrente da Covid-19 no Piauí, no período de abril de 2020 a abril de 2021. Os afastamentos do trabalho, que são superiores ao período de 15 dias, já ocupam o quinto lugar no ranking de pedidos no INSS no Piauí. A Covid-19 pode afetar a função motora, respiratória, neurológica e psicológica de um paciente, por exemplo.
Até o momento, o mês com maior número de registro foi julho de 2020, com 93 benefícios concedidos. Não há benefícios dessa espécie pendente de análise no INSS-PI.
Nos primeiros meses de 2021, a Covid-19 já é considerada uma das principais causas de afastamento do trabalho pelo INSS no Brasil.
Alguns pacientes infectados pelo novo coronavírus chegam a passar mais de 15 dias internados em hospitais. Além disso, muitos ficam com sequelas e precisam passar por período maior de recuperação. Logo, não retornam de imediato ao posto de trabalho.
O gerente executivo INSS-PI, Leandro Sampaio Soares, destaca que, antes da pandemia da Covid-19, a maioria dos pedidos tinha as fraturas como uma das principais causas de incapacidade temporária no estado.
Leandro Sampaio explica que a “aposentadoria por invalidez é concedida quando o quadro de incapacidade para o trabalho se torna irreversível, ou com no mínimo de duração superior a 2 anos”.
No INSS, a identificação da doença é feita pelo CID (Classificação internacional de doenças). As dores de coluna continuam em 1º lugar nos pedidos de afastamento no Piauí.
O gerente esclarece que todos os requerimentos de benefícios são realizados juntos aos canais remotos de atendimento: pelo telefone 135, pelo aplicativo MEU INSS e por meio do site www.meu.inss.gov.br.
“o cidadão agenda o serviço por um desses canais e comparece no dia e hora marcados para realização da perícia”, diz o gerente.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews