Instituto de Identificação de Parnaíba passa por reforma para ampliar emissão de carteiras digitais

17/08/2024 10h37


Fonte Governo do Piauí

Imagem: ReproduçãoInstituto de Identificação de Parnaíba passa por reforma para ampliar emissão de carteiras digitais(Imagem:Reprodução)Instituto de Identificação de Parnaíba passa por reforma para ampliar emissão de carteiras digitais

A equipe do Governo do Estado do Piauí visitou, nesta sexta-feira (16), as obras de reforma e ampliação do Instituto de Identificação Félix Pacheco, em Parnaíba. A obra, orçada em R$ 600 mil, garante o acesso à identidade digital. A meta é universalizar o serviço em todos os municípios até 2026, alcançando 100% da população.

Em Parnaíba, enquanto ocorre a reforma, os atendimentos estão acontecendo na Escola Joaz Rabelo de Sousa. Em todo o Piauí, somente em 2024, foram emitidas 52 mil carteiras, o que já supera a meta do ano passado. Hoje, 22% da população piauiense conta com a carteira de identidade digital, com proposta de chegar a 30% até o final do ano e a 100% até 2026.

Marcelo Noleto, secretário de Governo, destaca que o Instituto garante que, com o documento, o cidadão tenha acesso a vários direitos. "Este é um espaço adequado para a cidadania. Se antes era uma obrigação a gente ter que tirar uma identidade, hoje é com prazer que os cidadãos e cidadãs acessam a vários serviços da União, dos estados e dos municípios a partir da identidade digital", considera.

Imagem: ReproduçãoA meta do Governo do Estado é levar o serviço para todos os municípios, alcançando 100% da população do Piauí até 2026.(Imagem:Reprodução)A meta do Governo do Estado é levar o serviço para todos os municípios, alcançando 100% da população do Piauí até 2026.

Para Marcelo Mascarenhas, diretor do Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco, a requalificação da infraestrutura na capital e no interior deu um salto de qualidade para o serviço. "O governador Rafael Fontes e o secretário Chico Lucas queriam que o Instituto se aproximasse mais da população, chegasse mais perto de quem mais precisa. Então, por conta disso, nós ampliamos o horário de funcionamento, o serviço social, as ações sociais nos municípios, nos bairros, como também nas visitas domiciliares, de modo que conseguimos triplicar o atendimento aqui no posto e conseguimos aumentar o número de carteiras emitidas", revela.

“Desde o ano passado, tivemos uma mudança radical aqui no Instituto. Primeiro ampliamos o horário de funcionamento, que passou a funcionar manhã e tarde, atendendo atualmente mais 200 pessoas por dia. Só no primeiro semestre deste ano, já fizemos mais de 52 mil carteiras de identidade, ultrapassando o número de todo o ano de 2023. Além disso, inauguramos postos em Cajueiro, Barra Grande, Luís Correio e, em breve, abriremos em Murici dos Portelas, Bom Princípio e Ilha Grande”.

Imagem: ReproduçãoReforma e ampliação do Instituto de Identificação Félix Pacheco, em Parnaíba.(Imagem:Reprodução)Reforma e ampliação do Instituto de Identificação Félix Pacheco, em Parnaíba.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Chico Lucas, destacou os avanços após mudanças como a ampliação do horário de atendimento. “Desde o ano passado, tivemos uma mudança radical aqui no Instituto. Primeiro, ampliamos o horário de funcionamento, que passou a funcionar manhã e tarde, atendendo atualmente mais 200 pessoas por dia. Só no primeiro semestre deste ano, já fizemos mais de 52 mil carteiras de identidade, ultrapassando o número de todo o ano de 2023. Além disso, inauguramos postos em Cajueiro, Barra Grande, Luís Correio e, em breve, abriremos em Murici dos Portelas, Bom Princípio e Ilha Grande”

Acessibilidade

A equipe do Governo do Piauí reforça que a obra de adequação, ampliação e reforma do Instituto de Identificação Félix Pacheco, em Parnaíba, vai transformar o espaço com acessibilidade, facilitando o acesso de todos os cidadãos que buscam pelo serviço. A carteira de identidade é necessária para o acesso a programas sociais como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BCP), por exemplo.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: governo, instituto, reforma