Inventor piauiense recebe patente nos EUA por cama terapêutica revolucionária
18/06/2023 13h58Fonte 180graus.com
Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarInventor piauiense recebe patente nos EUA por cama terapêutica revolucionária
Um projeto inovador desenvolvido pelo médico piauiense José Napoleão recebeu recentemente a concessão de patente pelo Governo dos Estados Unidos (EUA) para uma cama terapêutica por imersão. Essa conquista representa mais de uma década de pesquisa e um investimento estimado em R$ 1,8 milhão.
Os estudos tiveram início após um paciente, em fase de recuperação de uma cirurgia para remoção de um aneurisma na aorta abdominal, apresentar inchaço e retenção excessiva de líquido. As medicações convencionais utilizadas para tratar esses sintomas não foram eficazes.
A cama terapêutica por imersão desenvolvida pelo médico José Napoleão é indicada para o tratamento de casos como trombose venosa profunda, escaras (lesões na pele causadas por pressão prolongada em determinadas áreas do corpo) e febre alta.
O objetivo principal do inventor é implementar o dispositivo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais. Para isso, o primeiro protótipo da cama terapêutica passou por modificações tecnológicas para se adequar às dinâmicas das unidades hospitalares e agora será submetido a avaliações científicas para comprovar sua eficácia clínica.
No entanto, o projeto enfrenta o desafio do alto custo de fabricação, estimado em cerca de R$ 500 mil por unidade. Segundo o médico, obter financiamento governamental para a produção em escala industrial envolve uma série de trâmites burocráticos.
Apesar das barreiras financeiras, a invenção do médico piauiense tem o potencial de revolucionar a área da saúde, oferecendo uma opção terapêutica inovadora para o tratamento de pacientes em situações delicadas.