Irmão gêmeo cardiopata morre no HUT após esperar cirurgia por dois meses

16/06/2016 09h02


Fonte Cidade Verde

Imagem: Cidade VerdeIrmão gêmeo cardiopata morre no HUT após esperar cirurgia por dois meses.(Imagem:Cidade Verde)Irmão gêmeo cardiopata morre no HUT após esperar cirurgia por dois meses.

Os dois irmãos nasceram em Parnaíba com a doença rara e esperaram cirurgia no hospital. O primeiro irmão morreu no dia 7 deste mês e hoje o segundo bebê não resistiu às complicações da doença e faleceu. A família está inconsolável.

O conselheiro tutelar, Djan Moreira, lamentou a morte dos irmãos e disse que o conselho vai lutar para evitar mais mortes. O conselheiro cobrou uma providência urgente da Secretaria Estadual de Saúde. O bebê esperava cirurgia por dois meses no HUT.

“É lamentável, é triste e cada criança que nascer com cardiopatia congênita e o conselho tomar conhecimento vai brigar para que seus direitos sejam atendidos”
, disse Djan Moreira.

O caso dos gêmeos estava sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar e pela Comissão da Criança e do Adolescente da OAB.

Os irmãos gêmeos nasceram no dia 14 de dezembro do ano passado e exatamente ontem completava seis meses de vida.

Desabafo

Djan Moreira disse que tomou conhecimento que setor da Secretaria Estadual de Saúde estaria orientando as famílias para não acionarem o conselho tutelar.

“Soube dessa orientação e estou indignado. Eu repudio essa orientação, pois a Secretaria de Saúde não está fazendo nenhum favor, é uma obrigação”,
disse Djan.

O governo do Estado tem dificuldade de atender os casos, já que a cirurgia não é realizada no Piauí, mas somente em São Paulo, Ceará, Goiânia ou Pernambuco.

Djan Moreira informou ainda que o bebê da maternidade Evangelina Rosa será transferido amanhã (16) para hospital de São Paulo. A juíza Maria Luiza deu liminar obrigando o Estado a realizar a transferência por UTI aéreo. A criança está há um mês a espera do cumprimento da liminar.


Tópicos: bebê, cirurgia, conselho