Irregularidades em postos e balanças são as principais denúncias ao Imepi no PiauÃ
05/01/2025 11h33Fonte Cidade Verde
Imagem: Renato Andrade/Cidadeverde.comIrregularidades em postos e balanças são as principais denúncias ao Imepi no Piauí.
As denúncias sobre postos de combustíveis e balanças irregulares lideram o ranking de atendimentos registrados na ouvidoria do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi). Em 2024, a instituição recebeu cerca de 900 atendimentos.
De acordo com a servidora do Imepi e responsável pela ouvidoria, Antônia Ferreira, houve um aumento significativo nas manifestações provenientes do interior do estado, indicando que a população está mais atenta e disposta a se comunicar com a ouvidoria.
"Observamos que as denúncias e solicitações de informações provenientes de cidades do interior têm crescido. Isso é um reflexo do empenho da atual administração em expandir as ações do Imepi para todo o estado. A cada fiscalização realizada em municípios do sul do Piauí, logo recebíamos contatos de moradores locais, que buscavam tirar dúvidas, fazer elogios ou agradecer pelo trabalho em defesa dos direitos do consumidor", destaca.
Por meio da ouvidoria, os consumidores podem relatar problemas, enviar sugestões, solicitar serviços ou fazer denúncias através do WhatsApp (86) 99456-1921, do e-mail institucional ouvidoria@imepi.pi.gov ou da plataforma FalaBr - a Ouvidoria Geral do Estado do Piauí (OGE).
Não é necessário se identificar para fazer uma denúncia. Após o recebimento da manifestação, a ouvidoria encaminha a queixa aos fiscais responsáveis para verificar possíveis irregularidades. Se for constatada a infração, o estabelecimento é autuado e o proprietário pode receber uma multa de até R$ 1,5 milhão.
Além da ouvidoria, o Imepi também disponibiliza o telefone (86) 98832-1078 para tratar de questões jurídicas.