Junho Vermelho: Hemopi espera receber mais de 4 mil bolsas de sangue no mês do doador
15/06/2022 08h46Fonte G1 PI
Em junho, mês em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue - 14 de junho -, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) lançou um "desafio" que tem como objetivo incentivar a população piauiense a doar sangue. O Hemopi terá como meta receber mais de 4 mil bolsas de sangue durante o mês. Até o momento, o centro já recolheu mais de 2.400 bolsas.De acordo com o diretor do Hemopi, Jurandir Martins, ações para a arrecadação de mais bolsas de sangue estão sendo realizadas em todo o país no mês do doador de sangue, denominado como Junho Vermelho.
“A gente aproveita para agradecer e parabenizar todos os doadores de sangue do Piauí, aos inúmeros parceiros. Agora fizemos este desafio, que vai até o dia 30, na ideia que nós temos em torno de 4 mil doações, o que a gente considera suficiente para atender toda essa demanda hospitalar”, afirmou Jurandir.
O "desafio" tem como objetivo fazer com que mais pessoas doem sangue de maneira periódica e voluntária. “Essa campanha tem como intuito maior o incentivo para que as pessoas sejam doadores de sangue voluntárias. Essa corrente do bem é necessária, é contínua e inúmeros são os pacientes que precisam de transfusões de sangue tanto em Teresina, como no interior do estado”, comentou o diretor do Hemopi.
Veja abaixo os endereços dos hemocentros pelo Piauí
Teresina
Imagem: Catarina Costa/G1 PICentro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí - Hemopi.
- Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí
- Rua 1° de Maio, 235/Sul
- Contato: (86) 3221-8320 / 3221-8319 / 3226-4919 / 0800 285 4989
- Horário de funcionamento: 7h15 às 18h (segunda a sexta-feira e feriados)
Imagem: HemopiHemopi de Parnaíba, no Piauí.
- Hemocentro Regional de Parnaíba
- Praça Antônio Monte, s/n Centro
- Contato: (86) 3321-2854
- Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
- Horário de funcionamento: 7h15 às 18h (segunda a sexta-feira e feriados)
Imagem: HemopiHemopi de Picos, no Piauí.
- Hemocentro Regional de Picos
- Praça Antenor Neiva, s/n Bairro Bomba
- Contato: (89) 3421-0704
- Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
Imagem: Hemopi Hemopi de Floriano, no Piauí.
- Hemocentro Regional de Floriano
- Rua João Dantas, 1161 Bairro Manguinha
- Contato: (89) 3522-2020
- Horário de funcionamento: Segunda à Sexta de 8h às 18h
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e estejam pesando mais de 50 quilos. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem já se contaminou com o coronavírus, pode fazer a doação após 30 dias da alta.
Quem já está imunizado, se recebeu doses da vacina CoronaVac deve esperar o prazo de 48h, e se foi com a vacina da Astrazeneca precisa aguardar sete dias. O site do Hemopi apresenta todas informações em relação a quem pode ou não pode doar.
Para fazer a doação é necessário:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos alguns documentos digitais com foto.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui