Justiça defere liminar e manda soltar ex-secretários presos pela PF no Piauí

22/01/2016 14h00


Fonte G1 PI

O Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF) determinou a soltura dos irmãos Idilvan Ribeiro Dias de Macedo e Yudelman Ribeiro Dias de Macedo, ex-secretários municipais de Caracol, a 605 km de Teresina. Os dois foram investigados na Operação Geleira e haviam sido presos na segunda-feira (18) por determinação da Justiça Federal no Piauí.

Yudelman Macedo, que era tesoureiro, e Idilvan Macedo, então secretário de saúde, foram condenados por corrupção e desvio de dinheiro público. O pedido de habeas corpus foi impetrado pela defesa dos acusados na quarta-feira (20) e deferido na noite da quinta-feira (21) pelo juiz federal e relator convocado Alexandre Buck Medrado Sampaio.

A defesa dos réus alegou que eles responderam ao processo em liberdade, tendo comparecido a todos os autos e foram surpreendidos com o decreto da prisão preventiva quando do anúncio da sentença condenatória. Alegou ainda que a decisão carece de requisitos previstos no Código de Processo Penal e contraria a jurisprudência e a doutrina pátria.

Os dois ex-secretários são irmãos do ex-prefeito Isael Macedo Neto, que estava foragido e se entregou à Polícia Federal em Teresina na quarta-feira (20). A defesa do ex-prefeito também já protocolou pedido de habeas corpus pedindo a soltura dele na manhã desta sexta-feira (22).

Tópicos: federal, defesa, macedo