Mãe com Covid-19 pode amamentar sem risco de contaminar bebê, diz médica
08/08/2020 21h08Fonte G1 PI
Imagem: Ascom/FMSMãe com quadro de síndrome gripal amamenta bebê em Teresina.
Mães com Covid-19 podem amamentar sem o risco de contaminar o bebê, explicou a médica neonatologista Mirela Viveiros dos Santos. Na Semana Mundial da Amamentação, a especialista falou sobre os questionamentos que a pandemia da Covid-19 despertou entre gestantes e mães sobre cuidados que devem ser adotados para garantir a saúde do bebê.
Mirela dos Santos é neonatolista na Maternidade do Promorar, em Teresina. A unidade realiza o atendimento exclusivo de grávidas com quadro de síndromes gripais e que apresentem sintomas leves e moderados de infecção pelo novo coronavírus.
Ainda não há comprovação de que o vírus pode ser transmitido através leite materno, mas é necessária uma nova rotina de cuidados para as mães e seus recém-nascidos.
“Não há necessidade de suspender a amamentação por todas as mães, quer sejam elas assintomáticas, sintomáticas ou com confirmação diagnóstica de Covid-19”, explicou a médica.
De acordo com Mirela dos Santos, antes e depois do parto, são repassadas para mãe e acompanhante todas as orientações sobre medidas de precaução para não haver a transmissão do vírus para o bebê.
“É realizada uma avaliação de riscos e benefícios e, se o bebê está bem e em condições de permanecer com a mãe, eles são colocados em alojamento conjunto e ela pode amamentar em livre demanda, pois todas as medicações que usa são seguras”, informou.
Equipamento de proteção
A médica recomenda o uso de máscara e distanciamento de dois metros entre o berço do recém-nascido e o leito da mãe.
“O vírus tem um tipo de deslocamento junto com as gotículas de tosse, espirro ou da fala. E com isso, em algum momento que a mãe não está com máscara devido as suas necessidades de alimentação e cuidados de higiene, como tomar banho e escovar os dentes, essas gotículas podem chegar até o bebê se ele estiver próximo”, afirmou.
Algumas orientações para as mães antes da amamentação são fazer a higienização dos braços e antebraços com água e sabão e/ou usar álcool em gel 70%, e, durante o processo, usar máscara facial. Além de evitar falar, tossir ou espirrar.
A máscara deve ser trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada quatro horas. Após a mamada, todos os outros cuidados com o bebê como dar banhos, colocar para dormir, arrotar, devem ser realizados por outra pessoa que não tenha sintomas ou que não seja também confirmado para Covid-19.
“Após a alta médica, caso a mãe ainda esteja em período de isolamento, os cuidados devem permanecer em casa. Estamos trabalhando assim há mais de três meses e, até o momento, não registramos nenhum caso de bebê que tenha sido infectado quando as mães seguiram todas as recomendações”, pontuou a médica.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook