Mais da metade da água produzida pela Agespisa é desperdiçada no PI

25/02/2015 10h34


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarVazamentos, uso inadequado e gambiarras são os principais motivos.(Imagem:G1 PI)Vazamentos, uso inadequado e gambiarras são os principais motivos.

Em tempos de crise hídrica no país, uma triste constatação do Ministério das Cidades chama a atenção no Piauí. Mais de 50% da água tratada pela Agespisa no estado são desperdiçados e os motivos são os mais diversos. Uso inadequado dentro das residências, furto no caso das gambiarras ou vazamentos. O dado foi confirmado pela própria empresa.

"As perdas físicas são os vazamentos. Temos também o desperdício com aquelas pessoas que fazem o uso não racional da água. Temos casos de gambiarras e invasão da rede, os conhecidos gatos",
disse o superintendente metropolitano da Agespisa, Orlando Aires. Segundo ele, a empresa procura corrigir os vazamentos, orientar a população e até mesmo toma medidas punitivas.

Outro fato que chama a atenção é que muitos vazamentos ocorrem nas próprias repartições públicas do estado. Na Secretaria Estadual de Educação, uma torneira pinga o tempo todo e no Terminal Rodoviário Lucídio Portela um vazamento jorra água no banheiro masculino. São falhas como essas que fazem o percentual de desperdício no estado chegar a 52%.

Para Francisco Soares, conselheiro do Conselho Nacional da Água (Conama), o uso racional da água deve ser uma preocupação de todos. "Primeiro a companhia de água precisa investir na rede de distribuição, trocar a tubulação obsoleta e fazer com que a água chegue a todo o destino, tanto a população da zona urbana como da zona rural", falou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, água, vazamentos