Mais Médicos deve chegar a 280 profissionais no PiauÃ
12/02/2014 07h49Fonte G1 PI
O terceiro ciclo do Programa Médicos, que incluirá 2.890 profissionais em todo o Brasil, vai garantir o atendimento integral de toda a demanda apresentada pelos municípios do Piauí. Segundo o Ministério da Saúde, com a conclusão da nova etapa, o Piauí deve chegar a 280 médicos no estado, atendendo em 182 cidades.A última etapa do programa contemplou 66 municípios do Piauí com 70 vagas para médicos formados no Brasil ou com registro profissional em outros países. Com isso, está zerada a demanda apresentada pelas cidades do estado. Os brasileiros do 3º ciclo começaram a se apresentar aos municípios no dia 3 de fevereiro e têm até esta quarta-feira (12) para iniciar as atividades.
Os dados fazem parte da balanço divulgado pelo MS com relação ao 3º Ciclo do Programa, que contará com a atuação de 2.890 profissionais. O grupo é formado por 890 médicos selecionados por meio de inscrições individuais e dois mil médicos cubanos provenientes da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), chamados para preencher as vagas não ocupadas por candidatos brasileiros e demais estrangeiros.
“Atingir, já no terceiro ciclo, 100% da demanda nos municípios pobres é um feito muito significativo desta parceria entre o governo federal, os governos estaduais e os demais ministérios envolvidos, em participar o Ministério da Educação. Essa ampliação, já identificada num curto espaço de tempo, do acompanhamento de diabéticos e hipertensos vai impactar no número de internações que são evitáveis na atenção básica”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Os profissionais do programa recebem bolsa formação de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo Ministério da Saúde. Os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos selecionados.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook