Mapa revela que 21 cidades do PI têm alto nível de consumo de crack

12/07/2015 08h32


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarMapa revela que 21 cidades do PI têm alto nível de consumo de crack.(Imagem:G1 PI)

Dados divulgados no mapa da Confederação Nacional de Municípios revelam que no Piauí há 21 cidades com alto nível de consumo e presença do crack. O levantamento mostra ainda que em 64 municípios o nível para o consumo desse tipo de droga foi considerado médio e em 54 há baixa presença de usuários da substância.

O que chama atenção é que mesmo em cidades pequenas como Paquetá, Fartura do Piauí, Simões e Francisco Santos – que têm menos de 15 mil habitantes - foram consideradas com alto nível nesse ranking nada positivo.

Um dos reflexos do aumento no número de usuários é o alto índice de criminalidade. A reportagem esteve em Altos, a pouco mais de 30 km de Teresina. A cidade foi apontada na pesquisa como uma das que mais tem dependentes dessa droga.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 80% dos pequenos furtos registrados no estado são feitos por usuários de droga. Em Altos, por exemplo, não há nenhum órgão especializado no tratamento ou recuperação de dependentes químicos. Os usuários que sentem necessidade procuram o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) que é mais voltado a pacientes com transtornos psiquiátricos.

Segundo o assistente social João Vasconcelos, que coordena o Caps em Altos, são pelo menos cinco usuários de drogas diferentes que procuram atendimento todo mês. “Nós encaminhamos para a equipe multidisciplinar, psiquiatra, mas infelizmente há uma grande resistência ao tratamento e eles não permanecem por muito tempo na instituição: vão embora, a equipe faz visitas, mas são poucas as ações exitosas”, falou.

Apreensões

Somente nesses seis meses de 2015, a polícia já apreendeu mais de uma tonelada no estado, mais da metade em Teresina.

“A violência em pelo menos 85% dos casos é ocasionada por causa do entorpecente, seja a droga lícita ou ilícita, principalmente o crack, que se torna a pior mistura. As pessoas da periferia que são viciadas quando não têm o entorpecente eles vão furtar ou matar para comprar a droga”,
falou o delegado Menandro Pedro.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: piauí, droga, usuários