Metade do mundo deve ter miopia até 2050; causa ainda é investigada
24/06/2017 08h13Fonte Cidadeverde.com
Projeções com base em estudos científicos apontam que metade da população mundial deve ter miopia até 2050. Em entrevista ao Acorda Piauí, da Rádio Cidade Verde, o oftalmologista César Vilar explicou que as causas do aumento do distúrbio ainda são investigadas. Ele também orientou sobre o que é possível fazer para evitar o problema.
O especialista comentou que o problema é maior em países asiáticos. Em algumas regiões da China, 60 a 80% da população jovem já apresentam o problema, que precisa ser corrigido para melhorar a visão da pessoa para objetos mais distantes.
"A causa especificamente não se sabe, mas observa-se que uma mudança social nos hábitos das pessoas têm muito a ver com isso", disse Vilar.
Ainda que se possa imaginar que o uso demasiado de equipamentos eletrônicos possa estar associado ao problema, uma das principais hipóteses das causas do aumento da miopia hoje trata do longo período ao qual pessoas estão em ambientes internos, com ausência da luz solar e a acomodação da visão a curtas distâncias.
Vilar informou, inclusive, que a Sociedade Americana de Pediatria Oftálmica já recomenda 30 minutos de atividade externa, com luz solar, como prevenção da miopia.
A prevenção ainda é difícil por não existirem dados precisos sobre as causas da miopia, mas César Vilar recomendou que pais levem seus filhos em idade escolar ao oftalmologista com certa frequência. O médico afirmou que já existem terapias que diminuem o crescimento do olho e podem evitar o problema.
Sobre o Piauí, César Vilar comentou que a miopia não se destaca, em números, de outros distúrbios da visão, como ocorre com a miopia na China.