Microempreendedorismo cresce 30% no Piauí

25/08/2024 08h55


Fonte Portal Clube News

Imagem: Andressa LopesMicroempreendedorismo cresce 30% no Piauí(Imagem:Andressa Lopes)Microempreendedorismo cresce 30% no Piauí

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, no Piauí, o número de microempreendedores individuais (MEIs) cresceu cerca de 30% entre 2020 e 2022.

Os microempreendedores individuais contam com o apoio do Sebrae em projetos e consultorias, orientação considerada fundamental para quem decide entrar no mundo dos negócios, como a doceira Firmina Pereira, que reside em Floriano, no sul do estado.

Ela trabalha com a fabricação de doces artesanais de caju, atividade que aprendeu com sua mãe e que se tornou sua principal fonte de renda.

“Fazer o cadastro como MEI foi um divisor de águas na minha vida. Aprendi muito e tive facilidade em obter financiamento, o que me permitiu expandir e fazer novos investimentos”, disse Firmina.

Em 2022, ela foi reconhecida com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, um marco em sua trajetória como empreendedora.

Hobbie que se tornou profissão

Assim como Firmina, a confeiteira Lú Paiva também apostou no negócio próprio. O que começou como um hobbie se transformou em sua profissão.

Lú revelou que não tinha experiência no ramo da culinária, mas foi se descobrindo aos poucos.

“Comecei como um hobbie, fazendo para a gente em casa, para o pessoal da igreja, e sem perceber, fui me aperfeiçoando. Fiz cursos, as pessoas foram comentando, e hoje já tenho uma clientela significativa”, contou.

A formalização e o registro da marca ocorreram há dois anos e, apesar de ainda não possuir um espaço próprio, a confeiteira utiliza as redes sociais para realizar as vendas e divulgar os produtos.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui