Ministro da Cultura promete recursos para ampliar Parque Serra da Capivara
19/08/2015 08h22Fonte G1 PI
Durante visita ao Piauí, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, garantiu recursos para a ampliação do Parque Nacional da Serra da Capivara e a aplicação de R$ 1,5 milhão para pontos de cultura no estado. Ele esteve reunido nesta terça-feira (18), no Palácio de Karnak, para o lançamento do 8º Festival de Rabecas e a sexta edição do FestLuso."Vou discutir com o governador Wellington Dias a ampliação do parque de uma maneira que ele possa ser autossustentável. É preciso investimento, mas esperamos que, com a funcionamento do aeroporto de São Raimundo Nonato, isso possa contribuir para um retorno positivo em relação ao fomento do turismo na região e preservação do maior patrimônio cultural da humanidade", contou o ministro.
Imagem: Catarina Costa/G1
O parque vem enfrentado a sua pior crise financeira e pode fechar as portas. No início de agosto, a arqueóloga Niéde Guidon, que cuida do local desde a década de 1970, afirmou que deu aviso prévio para todos os funcionários. Em 2003, o parque tinha 270 funcionários e hoje são menos de 100. Das 28 guaritas de segurança e vigilância, apenas 12 funcionam e, com as demissões, todas devem ser fechadas.
Apesar do anunciado aporte financeiro, o ministro não deu detalhes de como e nem quando esse dinheiro seria enviado para a ampliação do Parque Nacional da Serra da Capivara.
Juca Ferreira lembrou ainda do momento difícil de contenção de gastos do país, mas destacou como solução a diversificação da economia como o desenvolvimento do turismo brasileiro. Para o ministro, as manifestações culturais devem ser valorizadas e, ao mesmo tempo, possam se manter sem depender de recursos do governo.
Durante a solenidade, o ministro convidou o FestLuso para fazer parte de um encontro nacional de língua portuguesa que acontecerá no próximo ano. Ele também elogiou as iniciativas de leitura nos presídios do estado. "A arte é cultura e também inclusão social", pontuou.
O governador Wellington Dias destacou que o estado já desenvolve projetos que incentivam a cultura e turismo, como a Rota das Emoções e Serras do Nordeste. Ele também cobrou do ministro Juca Ferreira, a criação de polos de cultura em municípios do Piauí e a continuação do PAC Cidade Histórica em Parnaíba, Oeiras e Piracuruca.
"Estamos empregando cultura com desenvolvimento econômico. E ao mesmo tempo, casando os projetos culturais com as escolas. Dessa forma, demonstramos que é possível se ter cultura em qualquer lugar", contou.
O secretário de cultura do estado, Fábio Novo, revelou que pediu ao ministro o retorno de projetos culturais piauienses que estavam parados e que o mesmo atendeu à sua solicitação. Ele anunciou o retorno do Projeto Seis e Meia, com o show de Leila Pinheiro no Theatro 4 de Setembro que acontecerá nesta terça-feira (18), e do Festival de Folguedos, que se inicia na quarta-feira (19) e está na sua 39ª edição.
Entre outros projetos culturais anunciados pelo secretário estão: o 44º Festival de Violeiros, a criação das escolas de bandolins de Oeiras e de sanfoneiros em São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio, além do Cine Cultura.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook