Monitor da Violência: Piauí teve a quinta maior alta de assassinatos em 2021

18/11/2021 10h43


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarJornalistas do g1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuár(Imagem:Reprodução)

 O Piauí teve a quinta maior alta de assassinatos nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. O dado é do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Neste período foram registrados 538 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos, roubos seguidos de morte (latrocínios) e lesões corporais seguidas de morte, no estado.

Comparando a taxa de homicídios por número de habitantes, o Piauí (10,9) está atrás apenas da Bahia (11), Amapa (17,8), Roraima (18,6) e Amazonas (38,6), respectivamente.

No estado, a maior parte dos crimes é de homicídios dolosos (512), quando há intenção de matar.

Em segundo lugar vêm os latrocínios (23), roubos seguidos de morte, e, por fim, as lesões corporais seguidas de morte (3), quando o autor do crime tinha intenção de agredir uma pessoa e não de matá-la, contudo a agressão resulta na morte da vítima.

O Monitor da Violência é uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Jornalistas do g1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: piau?, morte, assassinatos