Mortes por afogamentos acendem alerta para o Piauí; estado registrou nove casos em 2024

21/04/2024 21h42


Fonte ClubeNews

Imagem: DivulgaçãoTreinamento para situações de afogamento.(Imagem:Divulgação)Treinamento para situações de afogamento.

Os recorrentes casos de afogamentos em pontos turísticos, locais para banho ou passagens molhadas têm deixado um alerta para o Piauí. Nos primeiros quatro meses de 2024, nove mortes foram registradas no estado.

No dia 15 de abril, por exemplo, o Corpo de Bombeiros encontrou os corpos de duas vítimas. Uma delas o jovem Lucas, de 17 anos, que havia desaparecido no sábado (13), em Piracuruca, e de José de Jesus, de 29 anos. Ele desapareceu no domingo (14), em José de Freitas.

As informações dão conta que Lucas caiu no rio Piracuruca, após ir até às margens e escorregar. Já José de Jesus estava na companhia de amigos e se divertia no Rio Lembrada, entre as localidades Caiçara e Jacaré, quando afogou-se. No últimos quatro anos, segundo o Corpo de Bombeiros do Piauí, de 2020 a 2023, o número de ocorrências por afogamento tem crescido no estado.
Imagem: DivulgaçãoCampanha Banho Seguro (Imagem:Divulgação)Campanha Banho Seguro 

Diante dessa problemática, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) tem trabalhado na campanha “Banho Seguro”. No sábado (20), técnicos da Sedec estiveram em José de Freitas, na Barragem do Bezerro, para promover uma capacitação à mergulhadores, desportistas de canoagem e trabalhadores do setor turístico, como garçons e empresários.

O intuito principal é poder promover uma conscientização à população sobre os cuidados que devem ser adotados durante o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.

O diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, explica que o preparo é realizado de forma alinhada com as comunidades, agentes públicos e o próprio município.

“Essa ação entende-se pelo treinamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), com sua equipe de mergulhadores, junto aos principais atores envolvidos na campanha do Banho Seguro, como, por exemplo, mergulhadores do município, garçons e empresários do setor comercial que exploram a atividade turística no balneário, pescadores e a comunidade desportista da equipe Iporanga de canoagem. Esses segmentos foram capacitados em técnicas de primeiros socorros, voltadas especificamente para a realidade da Barragem do Bezerro, para coibir os casos de afogamento e atuar preventivamente”, explicou o diretor.
Imagem: DivulgaçãoSimulação de afogamento(Imagem:Divulgação)Simulação de afogamento

Para o presidente da Iporanga Canoagem, Edvan Carvalho, o treinamento foi de suma importância para todos os entes envolvidos, principalmente para a equipe desportiva, pois foi possível ter noções de primeiros socorros e segurança.

“O treinamento nos trouxe mais conhecimento e noções de segurança e primeiros socorros, para que a gente esteja atento aos riscos sobre as águas. Então, quanto mais conhecimento a gente tiver sobre os possíveis riscos, mais nos enriquece e nos permite maior segurança, para que nós possamos exercer as nossas atividades com tranquilidade e segurança”, ressalta o presidente.

No mês de fevereiro deste ano, o atleta Lívio Claudinei, de 15 anos, morreu afogado enquanto realizava uma treinamento do esporte, durante um temporal. O corpo do Jovem foi encontrado flutuando na barragem.

Na oportunidade, também foi anunciada a fixação de placas de sinalização em áreas de risco da barragem. Além disso, uma parceria entre a Defesa Civil e o Ministério da Ciência e Tecnologia (Cemaden) deve instalar, no município de José de Freitas, uma estação pluviométrica para monitorar as condições de chuvosas na localidade, fortalecendo a linha preventiva de proteção e defesa civil.

Banho seguro

A campanha Banho Seguro é uma iniciativa da Sedec, em parceria com a Secretaria de Turismo do Piauí (Setur), Coordenadoria de Comunicação Social (CCom), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh), Polícia Militar e Sindicato dos Guias de Turismo.

Dicas de segurança em banhos
  • Utilizar boias e coletes salva-vidas
  • Não ingerir bebida alcoólica
  • Verificar se o local é propício para a frequência de crianças, idosos e gestantes
  • Verificar se o local é de difícil acesso ou não
  • Sempre adentrar na água acompanhado de uma pessoa que saiba nadar

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook