MP aplica concurso e policiais a paisana monitoram concorrentes dentro de salas
23/09/2018 09h11Fonte CidadeVerde.com
Imagem: Lucas Araújo/ Cidadeverde.com
Mais de 16.500 inscritos disputam 26 vagas de analistas e técnicos ministeriais do Ministério Público do Piauí. A aplicação das provas do concurso acontece neste domingo (23) parte pela manhã e outra parte pela tarde. Cerca de 200 policiais civis reforçam a segurança diretamente nos locais de provas, com suporte na área de Inteligência, além de equipes para lavraturas de possíveis flagrantes.
Policiais civis e membros do Ministério Público do Piauí à paisana atuam ainda dentro dos pontos de aplicação de provas do concurso. A estratégia visa coibir fraudes no certame. De acordo com a Polícia Civil do Piauí, em concursos anteriores, 120 candidatos foram indiciados por fraude ou tentativa de fraude a concurso público.
O promotor Rômulo Cordão, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), diz que candidatos suspeitos de tentativa ou fraude a concurso público em outros certames no Piauí e em outros estados estão sendo monitorados. O delegado-Geral da Polícia Civil, Riedel Batista, frisa que os candidatos estão sendo monitorados desde a fase de inscrição no certame.
O delegado orienta aos candidatos que revisem o edital e não adentrem aos locais de aplicação de provas com o celular, mesmo que o aparelho esteja desligado.
"A Inteligência está monitorando pessoas que são investigadas, indiciadas, denunciadas ou processadas pela Justiça do Piauí ou de outros estados que estejam inscritas nesse concurso. Nada impede a inscrição dessas pessoas em concurso público, mas saibam que estarão sendo acompanhadas de perto. A intenção é impedir qualquer tipo de fraude", disse Batista.
O coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), Willame Moraes, completa que, na entrada dos pontos de aplicação de provas, os candidatos serão revistados com detectores de metais e que a Polícia Civil conta ainda com equipamentos eletrônicos para detectar fraudes.