MP cobra medidas contra caos no trânsito de São Raimundo Nonato
08/10/2015 13h50Fonte G1 PI
Os índices de acidentes envolvendo motocicletas continuam alarmantes no Piauí e preocupam as autoridades. Na cidade de São Raimundo Nonato, a 517 km de Teresina, o Ministério Público Estadual cobrou a urgente adoção de medidas para reduzir as altas estatísticas de acidentes de trânsito.No Hospital Regional Senador Cândido Ferraz foram registrados somente de 2014 a fevereiro deste ano um total de 2.182 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito. O número corresponde a uma média de 155 entradas por mês na unidade de saúde. Do total de feridos no trânsito, 89% são ralacionados a acidentes com motos.
Imagem: Manoel SáAcidentados de várias cidades são atendidos em São Raimundo Nonato.
O hospital é a maior unidade de saúde do território da Serra da Capivara e atende pelo menos 13 municípios da região, cidades que contribuem para os altos índices. No mês de março, uma reunião emergencial foi realizada na sede do Poder Judiciário em São Raimundo Nonato para discutir os graves problemas no trânsito da cidade.
O Ministério Público Estadual fala em “notória desorganização no trânsito” e destacou que é flagrante o desrespeito a legislação por parte dos condutores nas vias públicas da cidade. Um inquérito civil sobre a situação caótica já está em andamento na Promotoria de Justiça de São Raimundo.
Na semana passada, os promotores Leonardo Dantas Cerqueira e Paulo Maurício de Araújo expediram recomendação ao comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar para que intensifique a fiscalização nas ruas e avenidas e encaminhe à Delegacia de Polícia os casos de infrações cometidas por condutores.
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também foi notificado com recomendação. A promotoria quer que o órgão e o município realizem com urgência campanhas educativas nas ruas, escolas e nos meios de comunicação da cidade. Ela ainda recomendou que o Detran forneça à Polícia Militar equipamentos para a fiscalização do trânsito, como cavaletes, cones, coletes e sinalização de segurança.
Os promotores querem ainda que o órgão coloque com urgência redutores de velocidade e implante faixas de pedestre na Avenida dos Estudantes, uma das mais movimentadas da cidade. A Delegacia de Polícia Civil também foi alvo das recomendações da Promotoria, que orienta a exigência de exames clínicos em condutores com sintomas de embriaguez em caso da não existência do bafômetro.
Procurado pelo G1, o coordenador da 8ª Ciretran de São Raimundo Nonato, Weslley de Sousa Dias, informou que ainda não foi notificado oficialmente sobre as recomendações do Ministério Público. No entanto, ele adiantou que o trânsito da cidade é municipalizado e por isso entende que a prefeitura é quem deve adotar as medidas cobradas pelos promotores.
A reportagem tentou falar com Marcos Paulo, da direção municipal de trânsito de São Raimundo Nonato, mas as ligações não foram atendidas.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui