MP-PI constata problemas estruturais em delegacias e batalhões da capital
26/07/2016 09h10Fonte G1 PI
O Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial de Teresina (Gacep), do Ministério Público do Estado do Piauí (MP), apresentou na segunda-feira (25) os relatórios das inspeções realizadas em mais de trinta estabelecimentos policiais da capital, desde maio deste ano. Segundo os documentos, as inspeções realizadas revelaram diversas deficiências como efetivo reduzido e a precariedade das estruturas.Os membros do Ministério Público registraram que as sedes de batalhões, delegacias, distritos policiais e quartéis não são compatíveis com as normas de acessibilidade, e que existem banheiros e equipamentos depredados nesses ambientes. Os promotores de Justiça declararam ainda que alguns estabelecimentos não são devidamente higienizados, por conta da insuficiência do número de profissionais de serviços gerais.
Imagem: Ascom/MPRelatório foi divulgado em reunião com os gestores da segurança pública.
Para o promotor Antônio Rodrigues de Moura, coordenador do Gacep, a polícia só vai poder prestar um bom para a sociedade se tiveram condições de trabalho. “Não é possível exigir uma prestação de serviço eficiente se os policiais civis e militares não dispõem do mínimo necessário no que se refere a equipamentos e recursos”, declarou ele.
O Ministério Público propôs a assinatura de um acordo de cooperação com o Tribunal de Contas e com o Ministério Público de Contas, para que seja intensificada a fiscalização sobre a aplicação de recursos na área de segurança pública.
Presente na reunião, O subsecretário de segurança pública, coronel Rubens Pereira, mostrou as medidas que já estão em execução para a melhoria das estruturas, entre licitações de material e a preparação de novas sedes.
As inspeções do MP resultaram na instauração de procedimentos administrativos, para apuração de todas as necessidades e posterior propositura de soluções.
Confira as últimas notícias sobre PiauÃ: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews