MP-PI constata problemas graves em hospitais da grande Teresina

16/01/2016 08h27


Fonte G1 PI

O Ministério Público Estadual do Piauí está fazendo vistorias nos hospitais públicos da grande Teresina. Muitos problemas foram encontrados. Foram verificados desde problemas na estrutura física, como paredes com mofo e falta de lâmpadas em várias salas e banheiros, até ausência de colchões nas macas, falta de alguns medicamentos e condições sanitárias precárias do centro cirúrgico que realiza um número pequeno de procedimentos. O quadro de pessoal também é bastante reduzido, com poucos médicos por plantão.

“Nós estamos acompanhando essa situação há algum tempo. Depois desse diagnóstico mais minucioso, nós vamos abrir um procedimento investigatório para responsabilizar os gestores dos hospitais com problemas”,
explicou o promotor de justiça, Enir Pontes.

Imagem: G1 PIClique para ampliarMP-PI constata problemas graves em hospitais da grande Teresina.(Imagem:G1 PI)

Nesta sexta-feira (15), os hospitais de bairro de Teresina serão visitados. Na semana que vem, será a vez de Água Branca, São Pedro do Piauí, União, Miguel Alves, Altos e Beneditinos.

No final, um relatório será elaborado com a definição de algumas ações a serem adotadas nesses hospitais. O objetivo maior é desafogar a Maternidade Dona Evangelina Rosa, que está superlotada, e diminuir o índice de mortalidade infantil e de gestantes.