Município registra 123 milímetros de chuva no Piauí e açudes transbordam

23/03/2015 12h38


Fonte G1 PI

O final de semana foi marcado por muitas chuvas em diversas cidades do semiárido piauiense. No município de Simões, a 417 km de Teresina, foram 123 milímetros registrados desde a madrugada do sábado (21). De acordo com o prefeito do município, Dogizete Pereira, as fortes chuvas fizeram vários açudes transbordarem na zona rural.

"Tem chovido bastante e todos os açudes das localidades do interior encheram. Apenas uma barragem não encheu totalmente, mas está faltando pouco",
disse o prefeito. Segundo ele, três açudes quebraram com o grande volume de água que caiu e as estradas vicinais ficaram totalmente danificadas.

"As estradas acabaram e alguns ônibus do transporte escolar que levam os alunos para as escolas do interior voltaram do caminho nesta segunda-feira, pois alguns atolaram e outros não conseguiram passar nos riachos",
informou o gestor. Apesar dos transtornos, ele conta que o clima no município é de muita alegria com as chuvas já que Simões está na lista das 201 cidades com decreto de emergência por conta da estiagem.

"Aqui está todo mundo feliz e muito animado em todas as localidades. Quando se fala em chuva ninguém lembra de crise por aqui",
disse o prefeito. De acordo com ele, a expectativa dos agricultores de Simões é conseguir ter uma boa colheita mesmo com a chegada tardia do período chuvoso.

Durante o final de semana também choveu nas cidades de microrregião de Picos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade, Oliveiro da Luz, as chuvas na região não foram muito fortes, mas trouxeram bastante esperança para os agricultores. "As chuvas não foram tão pesadas, mas molharam muito bem", destacou.

Segundo Oliveiro, além de Picos as chuvas atingiram cidades como Francisco Santos e Bocaina. "Essas chuvas deram uma aliviada para os agricultores. Se continuar chovendo bem até abril com certeza teremos uma boa colheita esse ano", disse.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook