Municípios do Piauí promovem Corrida Contra o Feminicídio em seus territórios

31/05/2024 15h35


Fonte Governo do Piauí

Os municípios com Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs), que envolvem 27 municípios do Piauí, estão realizando ações de combate à violência contra a mulher, uma delas são corridas, a exemplo do que ocorreu em Teresina, no último dia 26.

A corrida é uma ação abrangente que convoca diversos setores da sociedade, incluindo órgãos públicos, movimentos sociais, judiciário e legislativo e municípios a se unirem na luta contra o feminicídio e a misoginia.

São João do Piauí foi um dos municípios que aderiu à Corrida Contra o Feminicídio, no último dia 25 de maio. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres.

Neste sábado (1º), a partir das 16h30, é a vez de São Raimundo Nonato realizar sua Corrida Contra o Feminicídio, na avenida José de Castro (av. da UPA). Já no dia 03, às 16h, a ação será em São João do Arraial com atividades contra o Feminicídio no bairro Liberdade. No mesmo dia, o município de Luís Correia será palco da II Corrida Contra o Feminicídio: Circuito Mais Mulher, com início às 16h. O evento, promovido pela prefeitura local, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres e Departamento de Esportes, integra as ações de combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. O percurso de 3 km, nas categorias masculino e feminino, partirá da praça Luís Correia até o primeiro balão da Atalaia (Rota do Urso), retornando à praça Luís Correia. Além da corrida, haverá um aulão de zumba e premiações para os três primeiros colocados, incluindo medalhas e troféus.
Imagem: DivulgaçãoA corrida é uma ação abrangente que convoca diversos setores da sociedade a se unirem na luta contra o feminicídio e a misoginia.(Imagem:Divulgação)A corrida é uma ação abrangente que convoca diversos setores da sociedade a se unirem na luta contra o feminicídio e a misoginia.

No dia 07 de junho, a Corrida de Enfrentamento ao Feminicídio ocorrerá no município de Ilha Grande. Também está prevista uma corrida em Sussuapara para essa data. Já no dia 08, a corrida deverá ocorrer em São Braz.

No dia 16 de junho, o município de Brasileira se junta à luta contra a violência de gênero com a primeira edição de sua corrida. Com um percurso de 3 km, o evento terá início às 6h, na praça da Estação (Zacarias Ferreira). Cada participante receberá uma camisa e um número de identificação, e todos os inscritos serão premiados com medalhas ao final. As inscrições para a corrida deste município estão disponíveis até 10 de junho através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdyy0fFeIE9qWM892j2j5CeN6Kh1k-nzhpF0Xj1JPgluNcTjg/viewform?usp=sf_link

A Corrida Contra o Feminicídio é uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a violência contra as mulheres e mobilizar esforços para combatê-la, incentivando também a prática esportiva como forma de empoderamento. A campanha engaja toda a sociedade na responsabilidade de combater a violência motivada por gênero, conforme definido pela Lei nº 13.104/2015, que qualifica o feminicídio como crime hediondo, com penas mais severas devido ao menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook