No Estado, 16 mil não atualizaram os dados e podem ter salários bloqueados
18/10/2017 13h15Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliar
O prazo para atualização cadastral dos servidores estaduais segue até o dia 06 de novembro. O secretário Estadual de Administração e Previdência, Franzé Silva, informou nesta quarta-feira (18) que cerca de 16 mil ainda não atualizaram os dados e podem ter os salários bloqueados.
"Os que não fizerem a atulização terão os contracheques retidos no mês de dezembro. Por isso é importante que os servidores estejam atentos as datas para que não tenham transtornos e necessitem que se deslocar até a sede da Secretaria", explica Silva.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o gestor explicou que o atendimento será concentrado em Teresina, inclusive, para servidores que residem no interior do Estado, ou seja, quem perder o prazo terá que se deslocar até a Capital.
Até o fim do prazo, a atualização dos dados é realizada online pelo www.atualizacao2017.pi.gov.br ou através do aplicativo "Piauí na Palma da Mão" (disponível apenas para Android). O servidor só precisará modificar os dados fornecidos no recadastramento que mudaram como conclusão de cursos, nascimento de filhos ou mudança de endereço, por exemplo.
"Não queremos encontrar dificuldades para o servidor, fazer que ele tenha que se deslocar até um local entregar documentação. O servidor pode, inclusive, fotografar ou digitalizar os documentos que tiveram alteração e anexál-las durante o processo feito pela internet", explica o secretário.
Aposentados e pensionistas
Os servidores inativos e pensionistas com dificuldades de locomoção para ir ao cartório a fim de fazer a Declaração de Vida, uma das exigências da Atualização Cadastral, devem constituir um procurador com firma reconhecida para realizar o procedimento.
Já para os casos em que o aposentado e o pensionista não têm mais condição de passar procuração é necessário ter um curador, na forma da legislação civil.
Depois de fazer a atualização cadastral via online, o aposentado e pensionista juntam a Declaração de Vida, cópias autenticadas da procuração pública e do RG do inativo ou pensionista e do procurador.
A próxima etapa é entregar os documentos no auditório do órgão ou encaminhar para a Secretaria de Administração e Previdência, Av. Pedro Freitas, Bloco 1 - Centro Administrativo - Bairro São Pedro, Teresina-PI - 64.018.900.
Contato para informações: 0800-2803655.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui