No PiauÃ, 90% dos idosos vÃtimas da Covid-19 não tomaram a vacina
28/08/2021 08h00Fonte G1 PI
Imagem: ReproduçãoPiauí registra 110 mortes de pacientes com mais de 60 anos que não tomaram vacina contra a Covid-19
Um levantamento do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) aponta que 68% das mortes recentes por Covid-19 no Piauí são de pessoas não vacinadas. No caso dos idosos, o índice é de 90%. Ao todo, o estado contabiliza mais de 100 mortes de pessoas que não tomaram sequer a primeira dose do imunizante.
Israel tem recorde de casos de Covid; não vacinados são metade dos internados em estado grave
O estudo também indica que a vacinação em massa reduziu as mortes gerais pela doença. Dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam que o Piauí registrou uma redução de 46,8% nas mortes por Covid-19 no mês de julho deste ano em comparação com junho.
No mês de agosto, a média de idade dos óbitos é de 69,6 anos. De acordo com o agente de atenção à saúde do HU, Maurício Giraldi, entre os idosos que não sobreviveram à doença, somente 10% recebeu pelo menos uma dose da vacina.
“São números que a gente acompanha diariamente nessa pandemia. A gente tem observado um número que chama a atenção. Nós tivemos 212 óbitos de não vacinados e, destes, mais de 110 eram pacientes com mais de 60 anos, que já poderiam estar vacinados, já tinham passado do tempo de chamada. Foi uma opção não vacinar,” informou o agente.
Em entrevista à TV Clube, o agente reforçou a importância da imunização de jovens no estado. Segundo ele, a faixa etária é a que permanece por menos tempo em casa, por isso apresenta uma maior facilidade de desenvolver e transmitir a doença.
“É importante que caminhe junto, a gente não pode parar uma ponta para vacinar outra, é importantíssimo continuar a vacinação dos mais jovens para que a gente possa baixar a circulação do vírus, é o grande desafio”, afirmou Maurício Giraldi.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui