No Piauí, apenas 5% dos testes no Detran são realizados devido greve

30/07/2013 13h46


Fonte G1 PI

Apenas 5% dos 240 testes práticos que estavam marcados para esta terça-feira (30) no Departamento Estadual de Trânsito no Piauí (Detran) foram realizados devido à greve dos instrutores de autoescolas em Teresina. Um pequeno tumulto se formou próximo ao Detran e a polícia foi chamada para manter a segurança.

Imagem: Catarina Costa/G1Alunos aguardam exames no pátio do Detran-PI em Teresina.(Imagem:Catarina Costa/G1)Alunos aguardam exames no pátio do Detran-PI em Teresina.

O estudante Antonio Jackson, que esteve no órgão para fazer baliza de carro e moto, se mostrou preocupado com o seu processo. “Meu processo vence hoje e vou esperar para vê como posso resolver. Paguei R$ 1.350 para tirar a carteira e é um absurdo não fazer o teste”, disse.

De acordo com Gilbelto Cardoso, presidente do Sindicato dos Instrutores de Autoescolas do Piauí, os testes que não estão sendo realizados por conta da paralisação serão feitos em outra data. “As pessoas não precisam se preocupar porque os testes serão remarcados”, disse.

A paralisação dos instrutores começou ainda na quinta-feira (25) e a categoria permanece com os braços cruzados porque, segundo eles, não há negociação. Os trabalhadores pedem 15% de reajuste no atual piso salarial que é de R$ 870 e ainda congelamento no valor do ticket alimentação para os instrutores de carro e moto.

“As empresas estão oferecendo apenas 8% e não aceitamos. Queremos a estabilidade no valor dos salários pagos pelas autoescolas. Hoje temos 2.700 instrutores, mas apenas 1.200 estão cadastrados no Detran”,
disse ainda Gilberto Cardoso.

Assessoria do Departamento de Trânsito do Piauí informou que não cobrará novas taxas para os alunos que remarcarem os exames.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook