No PiauÃ, cidades ainda fazem treinamento para iniciar vacinação de crianças contra a Covid-19
19/01/2022 11h39Fonte G1 PI
Pelo menos seis municípios do Piauí já iniciaram a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, segundo o painel da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Várias outras ainda concluem o treinamento de profissionais para iniciar a aplicação. Isso porque a vacina pediátrica tem particularidades diferentes da vacina para adultos.Na terça-feira (18), o estado recebeu mais 20.200 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer e 104 mil doses para a população acima de 18 anos. Na semana passada, o Piauí já tinha recebido 20.200 doses.
No estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde e a prefeitura dos municípios, a vacinação já foi iniciada em Teresina, Parnaíba, São Pedro do Piauí, Jatobá do Piauí, Elesbão Veloso, Piripiri e Alto Longá.
A Sesapi informou que distribui as doses que recebe do Ministério, mas a aplicação das vacinas é de responsabilidade das prefeituras.
A estimativa do Ministério da Saúde é vacinar 331.432 crianças nesta faixa etária no Piauí. Cada município possui o próprio calendário de vacinação, mas a prioridade neste momento é para quem possui alguma comorbidade ou deficiência.
Imagem: Divulgação/SesapiCriança indígena de 7 anos é a primeira a ser vacinada contra Covid no Piauí.
A cidade de Piripiri foi a primeira a iniciar a vacinação, em evento simbólico realizado no sábado (15), com 10 crianças vacinadas.
Teresina iniciou a vacinação na terça-feira (18) após abrir agendamento. Uma criança autista foi a primeira a receber a dose na capital. Cerca de 90 mil crianças de 5 a 11 anos devem receber a primeira dose.
Em Picos, por exemplo, a vacinação será iniciada no próximo sábado (22) e a estimativa é que 7 mil sejam vacinadas.
Para vacinar, é necessário que pais ou responsáveis acompanhem as crianças até o local de aplicação. O imunizante utilizado é da Pfizer, e deve ser aplicado com o intervalo de 8 semanas entre a primeira e segunda dose.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook