"Ô quintura, calorão, gastura, pilora": piauienses têm expressões regionais para reclamar do calor

03/09/2023 12h36


Fonte G1 PI

Imagem: Pedro Lima/g1Homem bebe água debaixo de sol forte no Centro de Teresina, Piauí.(Imagem:Pedro Lima/g1)Homem bebe água debaixo de sol forte no Centro de Teresina, Piauí.

Com a temperatura próxima dos 40 graus e umidade de deserto, os piauienses têm expressões típicas para reclamar do calor no B-R-O bró, período mais quente do ano que faz referência a última sílaba dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

"Ô quintura, calorão, mormaço, gastura, pilora",
são algumas das expressões utilizadas pelos piauienses em referência ao calor.

O piauiês, como é conhecido o dialeto piauiense, chamou a atenção do professor Eugênio Rego. Ele pesquisou dezenas de expressões regionais e reuniu o material em uma enciclopédia traduzida para o inglês.

"Eu espero que ele entenda que é uma brincadeira. Traduzir expressões regionais é muito difícil. O piauiês é um dialeto assim como o maranhês. Tem palavras que são intraduzíveis",
declarou.

A enfermeira Maria Silva reclamou das altas temperaturas e se espantou ao saber que o B-R-O bró só começou oficialmente agora, ou seja, vai ficar mais quente.

"Gente, o calor está uma desgrama hoje, mas tem dias que está bem mais quente. A pele sofre", declarou a enfermeira Maria Silva.

Os especialistas alertam para os cuidados e hidratação constante. "A pessoa com 60 quilos deve ter ingestão de 2,5 litros de líquido, quem pesa mais pode chegar perto dos 3,5 litros. Isso é o consumo mínimo que a gente deve ter sobre líquidos e hidratantes. Água, água de coco, isotônico, chás, realmente líquidos que têm o poder de hidratação", explicou o médico Eduardo Mendes.

 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: calor, quente, express?es