OAB-PI denuncia falta de servidores e juÃzes no Poder Judiciário do PiauÃ
01/06/2015 08h02Fonte G1 PI
A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Piauí (OAB-PI) levou ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a falta de servidores e juízes no Poder Judiciário do estado. O Tribunal de Justiça do Piauí também foi cobrado sobre a situação. De acordo com a entidade, a carência de profissionais e magistrados atrapalha o trabalho dos advogados.
Segundo o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães, a situação é mais grave nas comarcas do interior do estado. De acordo com ele, em algumas cidades existe apenas um servidor trabalhando a serviço do Poder Judiciário.
"Nós já informamos ao Tribunal de Justiça algumas situações que trazem um extremo prejuízo a prestação jurisdicional. A Vara Agrária de Bom Jesus possui um quadro de servidores muito pequeno, eventualmente contando com apenas um servidor atuando", disse o Willian Guimarães.
Ainda de acordo com o presidente da OAB-PI, há poucos dias a 3ª Vara de Picos não tinha nenhum servidor atendendo ao magistrado. "Isso causa um prejuízo imenso porque não há como a advocacia ou o próprio jurisdicionado, aquele que precisa da Justiça, ser atendido no balcão da secretaria", falou.
Como se não bastasse a falta de servidores, a OAB também denuncia a carência de juízes titulares no interior do estado. "Além da falta de servidores, nós vivemos uma extrema dificuldade em termos juízes titulares nas Comarcas, em especial naquelas do extremo sul do Piauí", revelou.
Segundo Willian Guimarães, a presidência do Tribunal de Justiça do Piauí informou que os processos de contratação da empresa que realizará um concurso para magistrados. No entanto, ele alerta que isso deve ser feito com urgência ou então a nomeação dos juízes não ocorrerá em menos de um ano.
"Se nós não iniciarmos esse concurso ainda neste semestre, fatalmente nós não conseguiremos nomear magistrados para daqui a um ano. O concurso para servidor nós também necessitamos que seja iniciado o quanto antes para, este sim, ainda serem nomeados no exercício de 2015", concluiu Willian Guimarães.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui