OAB-PI sediará II Colóquio de Posvenção ao SuicÃdio
17/11/2017 13h40Fonte Cidadeverde.com
Imagem: Cidadeverde.com
Nesta sexta-feira (17), das 18h30 às 22h, a OAB-PI sediará o II Colóquio Piauiense de Posvenção ao Suicídio. Direcionado aos enlutados pelo suicídio, o evento é gratuito e será aberto ao público com o objetivo de discutir a posvenção como forma de prevenir novos casos. O colóquio é uma realização da Comissão de Promoção da Cidadania (CPC), através do Núcleo de Prevenção ao Suicídio, do Conselho Regional de Psicologia do Piauí (CRP-21) e do Centro Débora Mesquita (CDM).
O luto do suicídio descreve o período de ajustamento a uma morte por suicídio que é experimentado por membros da família, amigos, colegas de trabalho e pessoas vinculadas a quem morreu. “Sem ajuda apropriada, sobreviventes, especialmente crianças, podem passar por um luto traumático e complicado. A posvenção objetiva minimizar o risco de comportamento suicida nos enlutados por suicídio através do suporte e assistência”, explica a coordenadora do Núcleo de Prevenção ao Suicídio da OAB-PI, Sabrina Araújo.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza que aconteça um milhão de suicídios por ano em todo mundo. O número é agravado ao observar que para cada suicídio há, em média, cinco a seis pessoas próximas às vítimas que sofrem intensas consequências emocionais, sociais e econômicas. Há estudos que lidam com até 50 afetados pelo suicídio. A realização do II Colóquio de Posvenção ao Suicídio faz alusão ao Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio, 18 de novembro.
O evento terá como palestrante a psicóloga clínica Vivian Zicker (MG), graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduada em Psicoterapias Cognitivas pela UFMG. Integrante e secretária no Brasil da Associação de Suicidologia da América Latina e Caribe (ASULAC) e da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS), atualmente faz parte da coordenação do Grupo de Apoio a Enlutados por Suicídio da UFMG (GAES).