OGE-PI contribui para a promoção da igualdade e justiça social com o Protocolo Acolhida

20/11/2024 09h24


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoA ferramenta é fundamental para garantir um atendimento humanizado e acolhedor a todas as pessoas que sofrem com discriminação.(Imagem:Divulgação)A ferramenta é fundamental para garantir um atendimento humanizado e acolhedor a todas as pessoas que sofrem com discriminação.

Em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, nesta quarta-feira, 20 de novembro, a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) reafirma seu compromisso com a promoção da igualdade e da justiça social, por meio do Protocolo Acolhida. Uma ferramenta fundamental para garantir um atendimento humanizado e acolhedor a todas as pessoas que sofrem com discriminação por motivos de raça, gênero, orientação sexual ou religião.

A data, que homenageia a luta e a resistência da população negra no Brasil, é também uma oportunidade para refletir sobre as iniciativas que promovem a equidade, combatem o preconceito e fortalecem os direitos humanos no estado.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), a Secretaria das Mulheres (Sempi) e o Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado, o Protocolo Acolhida oferece um canal seguro e eficiente para que as vítimas de preconceito possam registrar suas denúncias, garantindo um atendimento humanizado e acolhedor às pessoas que procuram a Ouvidoria.

De acordo com o ouvidor-geral do Estado, Raimundo Dutra, o Dia da Consciência Negra é um momento de reafirmar o compromisso da Ouvidoria com a escuta ativa e o acolhimento de todos os cidadãos. “Por meio do Protocolo Acolhida, estamos construindo um espaço de escuta que respeita as histórias e identidades de cada pessoa. A OGE é uma aliada na promoção de mudanças sociais significativas", afirmou o gestor.

A equipe da Ouvidoria tem se capacitado continuamente para oferecer atendimento empático e eficaz, reconhecendo as vulnerabilidades e os desafios enfrentados pela população, em especial pelos grupos historicamente marginalizados. Para o ouvidor-geral, iniciativas como essa são indispensáveis para combater desigualdades e promover uma sociedade mais justa.

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí convida a sociedade a refletir sobre o papel de cada um no enfrentamento ao preconceito e a utilizar seus canais para denúncias e busca por informações.

Fale com a Ouvidoria

É possível registrar manifestações por meio do Disk 162, WhatsApp (86) 99544-7924, e-mail (atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br), site oficial (ouvidoriageral.pi.gov.br), plataforma Fala.BR, ou mesmo nas Ouvidorias Setoriais.

Além disso, quem preferir um contato presencial pode dirigir-se à sede da OGE, localizada no Centro Administrativo, no prédio da CGE e da Etipi, na avenida Pedro Freitas, 1900, bairro São Pedro, em Teresina.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews