Onze municÃpios do PI decretaram situação de emergência por causa da seca, diz Defesa Civil
23/09/2020 15h10Fonte G1 PI
Imagem: Reprodução /TV ClubeOutros 31 municípios piauienses estão em processo de decretar situação de emergência.
A Defesa Civil Estadual apontou que 11 municípios do Piauí já decretaram situação de emergência por causa da seca. Além disso, de acordo com o Monitor de Secas realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), subiu de 16,82% para 79,29%, entre os meses de julho e agosto, a área de estiagem no estado.
As cidades que estão sofrendo com a severidade do fenômeno e tiveram que decretar estado de emergência são: Caridade do Piauí, Marcolândia, Anísio de Abreu, Paulistana, Curral Novo do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Simões, Betânia do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí e Vila Nova do Piauí.
Outros 31 municípios também estão em processo de decretação em decorrência da estiagem. São eles:
- Acauã
- Alagoinha do Piauí
- Alegrete do Piauí
- Avelino Lopes
- Belém do Piauí
- Bonfim do Piauí
- Caldeirão Grande do Piauí
- Campo Alegre do Fidalgo
- Capitão Gervásio Oliveira
- Caracol
- Curimatá
- Dom Inocêncio
- Fartura do Piauí
- Francisco Macedo
- Francisco Santos
- Fronteiras
- Guaribas
- Jurema
- Jacobina
- Júlio Borges
- Lagoa do Barro do Piauí
- Massapê do Piauí
- Monsenhor Hipólito
- Morro Cabeça no Tempo
- Padre Marcos
- Pio IX
- Queimada Nova
- São Braz do Piauí
- São Raimundo Nonato
- São Julião
- Várzea Branca
“Nesse ano o período chuvoso se estendeu um pouco mais e os efeitos da seca, que normalmente chegam nos meses de julho e agosto, agora começaram em setembro. É importante salientar que o Nordeste é a região semiárida mais populosa da terra. Existem regiões mais secas, mas com uma população muito menor. Então, o que podemos fazer é diminuir os efeitos da seca sobre a população, porque é uma questão geográfica e não podemos mudar o clima”, explicou.
Porém, houve também a expansão da seca para o centro e oeste do estado que, segundo a ANA, se deu pela pouca incidência de precipitações em agosto, assim como no último trimestre do ano. Os impactos serão de curto e longo prazo no sul do Piauí e de curto prazo nas demais áreas do território piauiense.
Geraldo Magela destacou algumas medidas adotadas pelos governos para amparar a população afetada pela estiagem. “Ao longo dos anos, os governos já vêm trabalhando para melhorar essa situação. Seja através de construção de açudes, de adutoras e levar água para a população. Mas, à medida que não é possível ainda atender todos, nessa época do ano nós entramos com a Operação Carro-pipa”, afirmou o secretário.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook