Operação Curriculum: reitor diz que quer apuração dos fatos
17/01/2018 14h40Fonte Cidadeverde.com
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, declarou que está tranquilo em relação a operação da Polícia Federal que investiga supostas irregularidades nos programas federais UAB e Parfor. Ele confirmou que comparecerá informalmente na sede da Polícia Federal, mas nem ele ou outro gestor da instituição, foram intimados.
"Entrei em contato com a superintendente da PF nos colocando à disposição. Hoje à tarde farei uma visita, por orientação da procuradoria jurídica da Uespi, como forma de dizer que os esclarecimentos que buscávamos nos ofícios que foram encaminhados à Controladoria Geral da União ainda estão de pé. Queremos a apuração dos fatos para que a Uespi e seu corpo de administradores não fiquem com nenhum tipo de arranhão por conta desse processo investigativo. Quem não deve não teme, não tem o que esconder", declarou Nouga Cardoso.
"A CGE nos informou que, por se tratar de recursos federais, o caso deveria ser levado à CGU. Então encaminhamos o ofício à CGU em outubro do ano passado. A própria CGU deve ter feito as próprias investigações e em 14 de novembro foi instaurado um inquérito na Polícia Federal para investigar o caso. Acredito que parte da motivação da PF possa ter vindo da própria Uespi que, não tendo nada a esconder, solicitou a auditoria", explica o reitor.
Sobre a suposta participação de gestores, Nouga Cardoso disse apenas que a "PF é quem vai dar essa resposta".
Ao ser questionado sobre o pagamento de bolsas a pessoas sem curso de nível superior, o reitor justifica que para cursos de extensão é necessário apenas "notório saber".
"Para ministrar disciplina nos cursos de formação de professores, obviamente, é nessário ter formação superior, além das especializações. Já para os cursos de extensão, a própria Capes não obriga que a pessoa tenha curso superior na área, apenas que domine saberes que são atinentes àquele curso de extensão que está sendo ministrado", explica Cardoso.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook