Operação Ibi Clausus: MP oferece denúncia contra ex-prefeitos do Piauà por desvios de recursos
21/06/2021 18h10Fonte G1
Imagem: ReproduçãoClique para ampliar
O Ministério Público do Piauí (MP-PI) ofereceu nesta segunda-feira (21) denúncias contra Raislan Farias dos Santos e Walter Ribeiro Alencar, ex-prefeitos das cidades de Passagem Franca e Agricolândia, respectivamente. O órgão acusou os ex-gestores de chefiar um esquema criminoso responsável pela criação de empresas fictícias para vencer licitações fraudadas e desviar recursos públicos por meio de subcontratações. As defesas de Raislan e Walter não foram encontradas para comentar sobre o caso.
A denúncia foi feita após o MP, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), concluir as investigações acerca da organização criminosa, que iniciou com a Operação Ibi Clausus, em outubro de 2020, com o objetivo de apurar os crimes de desvio de recursos públicos, organização criminosa, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e fraude em licitação.
Segundo o órgão, a organização era constituída também por servidores municipais e pessoas que montaram empresas fantasmas, assinando contratos com o município de Passagem Franca. As investigações revelaram que muitas dessas instituições eram integradas por familiares ou pessoas próximas dos ex-prefeitos.
O Ministério Público estima que foram gerados de prejuízos para os cofres públicos R$ 6.261.265,90.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook