Oscar do artesanato brasileiro reúne produção de todo país

22/11/2016 14h10


Fonte SEBRAE

As cem unidades produtivas vencedoras da quarta edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato serão premiadas nesta quarta-feira (23), em cerimônia no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, CRAB, no Rio de Janeiro.

Conhecido como o Oscar do artesanato brasileiro, o evento vai reunir artesãos de norte a sul do país, escolhidos por especialistas em artesanato e gestão como os mais competitivos do Brasil.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarOscar do artesanato brasileiro reúne produção de todo país.(Imagem:Divulgação)

O Piauí tem cinco representantes entre os premiados. Do estado foram escolhidos como TOP 100 de Artesanato, a Cooperart Poty, de Teresina; a Opalas Pedro II e a AL & Joias, ambas de Pedro II; a Trançados da Ilha, de Parnaíba; e o Artesanato Nova Vida, de Luís Correa.

Entre os cem vencedores há representantes de 22 unidades da federação.

Os vencedores foram selecionadas com base em 11 critérios de avaliação: práticas de inovação; qualidade dos produtos; identidade e compromisso cultural; embalagem; condições de trabalho; sustentabilidade ambiental; organização da produção; adequação econômica dos produtos; práticas comerciais; responsabilidade social; e planejamento e gestão.

“Com o prêmio, o Sebrae estimula a capacidade de gestão, da produção e da comercialização do artesanato brasileiro. São várias ações que objetivam promover a competitividade do segmento artesanal. Realizamos, em outubro, o Brasil Original e agora, o TOP 100”,
afirma o presidente do Sebrae Nacional, Guilherme Afif Domingos.

Além de premiar e oferecer vantagem competitiva, o TOP 100 se propõe a identificar as melhores práticas de gestão, promover benchmarking entre as unidades produtivas, e fomentar a promoção comercial e a geração de negócios.

Nos dois dias posteriores à cerimônia, quinta-feira (24) e sexta-feira (25), será realizado um encontro de negócios, no qual os representantes das unidades vencedoras irão negociar a venda dos seus produtos, com 50 compradores nacionais e 11 internacionais, vindos da Europa e Estados Unidos. A vinda dessas pessoas foi viabilizada por meio de um acordo de cooperação geral firmado entre o Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex Brasil.

Durante os três dias em que os artesãos estarão reunidos no Rio de Janeiro, funcionará no CRAB um showroom com 300 peças das unidades vencedoras do TOP 100, onde o público poderá conhecer o melhor do artesanato brasileiro

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews