Ouvidoria da Sempi recebe denúncias de violência contra mulheres de todos os órgãos estaduais
06/06/2024 13h48Fonte Governo do PiauÃ
A Ouvidoria da Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) oferece diversos canais de contato para analisar e responder elogios, solicitações, denúncias, reclamações ou sugestões envolvendo serviços prestados pela Secretaria das Mulheres. Desde atendimento presencial na sede da Sempi, que fica na avenida Petrônio Portella, 1900 – Aeroporto, até plataformas online como o Fala.BR e o e-mail específico ouvidoria.mulher@sempi.pi.gov.br, a equipe está pronta para receber e auxiliar mulheres em situação de violência e discriminação.“A Ouvidoria Setorial da Sempi realiza a mediação entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade. Estamos na condução para atender as manifestações, sejam de opiniões, reclamações e denúncias. É muito importante a manifestação da sociedade e também das profissionais da Sempi a fim de conduzir, de forma efetiva, as políticas para mulheres. Para tanto, há vários canais participativos para aprimorar e aperfeiçoar os serviços ofertados, por meio das tratativas pertinentes”, explica a ouvidora da Sempi, Roberta Mara.
Nesse sentido, a Ouvidoria funciona como um espaço de transparência e eficiência dos serviços e das políticas públicas e age como medidor de satisfação da população diante dos trabalhos realizados pelas servidoras e intuições que atuam na pauta de gênero.O objetivo da Ouvidoria é proporcionar um atendimento humanizado e acolhedor, especialmente em casos de violência que afetam as mulheres diariamente. Reconhecendo a importância da denúncia como primeiro passo para enfrentar essas situações, a equipe está preparada para orientar e encaminhar os casos conforme necessário.
No ambiente de trabalho, ainda acontece a violência institucional, que é qualquer tipo de violência exercida no contexto de uma instituição, pública ou privada, com ou sem fins lucrativos; praticada contra pessoas de ambos os sexos, de qualquer idade e qualquer hierarquia. As mulheres frequentemente sofrem assédio moral e sexual. O moral refere-se a qualquer conduta abusiva, deliberada e repetitiva, manifestada por meio de gestos, palavras, ou ações que afetam a integridade física ou mental de um indivíduo, colocando em risco sua posição no emprego ou criando um ambiente laboral degradante, e o sexual é definido como qualquer conduta indesejada de natureza sexual que viola a liberdade sexual da vítima. Isso pode se manifestar de diversas formas, incluindo palavras, gestos ou propostas, causando constrangimento e afetando a integridade da pessoa assediada.
A Ouvidoria Sempi combate a violência contra as mulheres e encoraja todas as vítimas a denunciarem qualquer forma de assédio ou violência de gênero.
Imagem: Divulgação
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook